Vamos Mudar Leça do Balio Juntos

Todos por um PSD mais forte, juntos por uma freguesia melhor

Deixe-nos a sua Opinião/Sugestão

Seja participativo, deixe-nos a sua Opinião/Sugestão sobre o que podemos melhorar ou fazer de novo na nossa Freguesia.

O nosso e-mail: psd.lecadobalio@gmail.com

O nosso endereço: Rua de Mouzinho de Albuquerque, 98
4450 - Matosinhos

Contamos com a vossa participação, queremos dar voz às suas ideias.


"Cabe-nos cada vez mais dinamizar as pessoas para viverem a sua liberdade própria, para executarem o seu trabalho pessoal, para agirem concretamente na abolição das desigualdades. Para isso mais importante que a doutrinação, é levar as pessoas a pensarem, a criticarem, a discernirem"......Francisco Sá Carneiro

Noticias da Política Actual

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Comparece ao Plenário

A Comissão Politica Concelhia, ao abrigo dos estatutos e autorizada pela direcção nacional, vai realizar na próxima segunda-feira dia 27, um Plenário de Militantes para ratificar o perfil do candidato à Câmara Municipal de Matosinhos.
Vai ser quente bem quentinho, como tem sido sempre nos ultimos 4 anos, pois no nosso partido discute-se politica interna e externa
Entretanto, a presidente do partido Clarisse de Sousa não pára e no proximo sábado vai realizar filmagens, nas dez freguesias do Concelho, com os dez presidentes dos núcleos, para apresentar numa convenção os problemas estruturais de Matosinhos.
Em Leça do Balio o encontro será as 14 h 30 m no Largo do Araújo.
Será nesta convenção que a presidente Manuela Ferreira Leite virá discursar pela primeira vez a Matosinhos e quem sabe se já divulgará com a distrital do Porto o candidato às eleições de 2009.

Orçamento de Estado

É um orçamento igual aos anteriores e se os resultados foram maus, no próximo ano também serão.
É penalizador para os reformados, funcionários públicos e empresas.
Há professores que pagam do seu bolso a sua formação (fora de horas) e até material de geometria - esquadro, compasso, régua para os alunos.
O Ministério da Educação diz que é preciso usar a internet no ensino. Em vez de ter computadores para todas as aulas na escola, obriga os professores a comprar os computadores por 150 € e obriga a pagar 17,5 € de internet durante 3 anos, bem como todo o papel, canetas, impressora e tinteiros que usamo para o trabalho.
Agora nem vale a pena falar como será na Justiça e na Saúde.
Nos últimos 8 anos ou mais, os aumentos foram sempre inferiores à inflacção, assim próximo também será.
Certamente que vai se reflectir no sector empresarial privado com os cortes orçamentais nas áreas de publicidade, ofertas aos clientes, consumíveis de escritório, viatura e combustíveis, telefones, electricidade, eficiência na produção, armazenagem, etc.
O ministro Teixeira dos Tantos queixou-se de as empresas privadas sistematicamente aumentarem os salários mais do que a inflacção.
Acho que fazem muito bem.
Como também acho que o primeiro minsitro deveria cortar as mordomias excessivas dos seus ministro, começando pelo da Economia.
O Orçamento do Estado para 2009, devia incluir maiores apoios sociais, incentivo à poupança e alterações fiscais para ajudar as pequenas e médias empresas.
Alargar excepcionalmente o período de atribuição do subsídio de desemprego, com o objectivo de fazer face à previsível dificuldade de recuperação do emprego.
Para fomentar a poupança e reparar uma grave injustiça cometida por este Governo, deve voltar a reposição do regime que vigorava nos certificados de aforro.
A falta de transparência deste Orçamento, torna-o como o pior que alguma vez foi apresentado no Parlamento, com inverdades impróprias de um documento com esta importância.
É necessário medidas efectivas para ajudar as empresas, como a descida em 1% da Taxa Social Única suportada pelas entidades patronais, uma redução que seria compensada por um reforço da transferência para o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social.
Deve prever o fim da extinção do Pagamento Especial por Conta e a compensação de créditos, no cumprimento das obrigações fiscais, para as empresas credoras do Estado.
Se, nos próximos anos, Portugal não tiver uma política fiscal semelhante à de Espanha, não poderá competir no mercado ibérico.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sondagem - PSD ganha Junta de Leça do Balio

Saiu no final desta semana, uma sondagem em Matosinhos encomendada pela tendência esquerda, que colocou algumas preocupações no Partido Socialista.
Vai daí, aproveita-se o jantar e faz-se peito de vitória e lança-se com imenso dinheiro e recursos públicos, bem como figuras governativas e não só, a candidatura do actual presidente da câmara.
Só que, o raio da sondagem paga pela esquerda, dá vitória a quem não contavam que desse.
Ou seja, o candidato do PSD, que ainda nem sequer está escolhido e apresentado, pode ganhar as eleições autárquicas de 2009.
Mas o que mais a tornou aflitiva, é que se não ganhar, perde por poucos e perde para o candidato Narciso Miranda, que vence em quase todas as freguesias.
Mas outro dado curioso, é que o PSD, mesmo com a vitória de Narciso Miranda na Câmara Municipal, fica com a maioria das Juntas de Freguesia, o que cria algum desconforto na Assembleia Municipal e não só.
Certo é que, já se começa a perfilar cenários:
Narciso vence e entrega aos três vereadores do PSD pastas remuneradas na vereação.
PSD ganha, Narciso afasta-se e o seu segundo e terceiro recebem pastas na vereação atribuídas pelo PSD.
Só que a dor de cabeça começou na distrital do PSD, pois já se aperceberam, que tem que ser escolhido um candidato com "estaleca", pois vencendo, vai ter o PS à perna na oposição, que será muito dura, devido aos 34 anos de governação.
Entretanto, começam a espalhar a "brasa na sardinha" de que Narciso Miranda vai desistir, pois com esta incerteza, não vai ser candidato porque não pode perder.
Era uma vergonha e era o fim do mito dele em Matosinhos.
Certo é que, o staff de Marciso Miranda, vai ainda arregaçar mais as mangas, tentando convencer mais alguns candidatos à esquerda e à direita, a alinharem nas lista do anterior líder e presidente da cãmara.
E o PS, com as promessas todas que o governo e José Socrates vão fazer, só vai ficar em terceiro lugar com 2 ou 3 vereadores?

Dados que correm da sondagem:
PSD - 3 ou 4 Vereadores
Narciso Miranda - 3 ou 4 Vereadores
Partido Socialista-Guilherme Pinto - 2 ou 3 Vereadores
Bloco Esquerda - 1 Vereador
Partido Comunista - zero ou 1 Vereador (depende se é o Honorio Novo ou o Madureira o candidato)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Encerramento do Verão Cultural

Encerrado hoje em Leça do Balio, com a presença do Guilherme Pinto e pouco mais.
De salientar Rudolfo Mesquita (está em todas) presidente da Junta de lavra que uma vez mais marcou presença.
Enquanto lá dentro se ouvia uns fados, cá fora na zona do Mosteiro, a conversa dos vários grupos, era o jantar de ontem do lançamento da candidatura do PS a Matosinhos.
Por hora faz-se contas aos candidatos dos partidos e pseudo candidatos da lista do Narciso, que há ainda quem acredite que vai desistir.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Matosinhos já tem TV

A Matosinhos TV surge para colmatar uma lacuna em Matosinhos, que passa pela informação directa com o público de forma dinâmica e onde toda a população do concelho, do país e do mundo poderá consultar através da Internet, e ficar a saber o que se passa em Matosinhos.
É uma televisão do âmbito regional virada essencialmente para o concelho de Matosinhos.

Como Matosinhense vale a pena lá ir espreitar.

http://matosinhos.otos.tv/