Organizada pela Comissão Política Concelhia do PSD de Matosinhos, realiza-se uma Conferência / Debate com o Professor Paulo Mota Pinto, subordinada ao tema " O PSD e o País, 2010-2020".
Será no próximo dia 6 de Maio, quinta-feira, no Auditorio da Capela dos Franciscanos, na Rua Santos Lessa, 160, Leça da Palmeira ( junto ao antigo restaurante Garrafão, em frente à praia de Leça da Palmeira ).
Esta conferência será também o momento de evocar e homenagear a memória do Professor Carlos Mota Pinto, por ocasião do 25º aniversário da sua morte.
Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde se licenciou e obteve o grau de doutor em Ciências Jurídicas, era considerado um teórico influente, sendo a sua doutrina considerada na comunidade jurídica portuguesa, especialmente no que toca ao Direito Civil. Neste campo, a sua obra mais conhecida é o manual Teoria Geral do Direito Civil. Leccionou também na Universidade Católica Portuguesa, bem como em algumas universidades estrangeiras.
Após o 25 de Abril de 1974, ajudou a fundar, juntamente com Sá Carneiro, Pinto Balsemão e Joaquim Magalhães Mota, o nosso partido.
Foi eleito deputado (e líder do grupo parlamentar) à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República (cujo nome é devido a uma proposta por si apresentada durante os trabalhos da Constituinte) pelo PSD. Entrou em ruptura com Sá Carneiro, no Congresso de Aveiro em Dezembro de 1975, tendo-se posteriormente reconciliado com ele e com o Partido (à data da morte de Sá Carneiro era mandatário nacional da candidatura presidencial do General Soares Carneiro).
Veio mais tarde a desempenhar o cargo de vice-presidente do PPD/PSD e seu candidato a Primeiro-Ministro em 1983 e de presidente entre 1984 e 1985.
Foi ainda ministro do Comércio e Turismo no I Governo Constitucional (1976-1977), Primeiro-ministro do IV Governo Constitucional, entre 1978 e 1979 (nomeado por iniciativa presidencial de Ramalho Eanes) e ainda vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa no IX Governo Constitucional (o Bloco Central) de 1983 a 1985.
Faleceu subitamente nesse mesmo ano, em Coimbra, dias antes da realização do congresso (na Figueira da Foz) que daria a liderança do Partido ao Professor Aníbal Cavaco Silva.
Noticias da Política Actual
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário