Vamos Mudar Leça do Balio Juntos

Todos por um PSD mais forte, juntos por uma freguesia melhor

Deixe-nos a sua Opinião/Sugestão

Seja participativo, deixe-nos a sua Opinião/Sugestão sobre o que podemos melhorar ou fazer de novo na nossa Freguesia.

O nosso e-mail: psd.lecadobalio@gmail.com

O nosso endereço: Rua de Mouzinho de Albuquerque, 98
4450 - Matosinhos

Contamos com a vossa participação, queremos dar voz às suas ideias.


"Cabe-nos cada vez mais dinamizar as pessoas para viverem a sua liberdade própria, para executarem o seu trabalho pessoal, para agirem concretamente na abolição das desigualdades. Para isso mais importante que a doutrinação, é levar as pessoas a pensarem, a criticarem, a discernirem"......Francisco Sá Carneiro

Noticias da Política Actual

sábado, 31 de maio de 2008

Parabéns à nova presidente do PSD

Como militante quero deixar os meus votos de felicidade à nova presidente do partido, embora a minha lealdade seja para com o partido e o meu voto tivesse sido para outro candidato. Como tal o meu apelo para todos os militantes, é para uma única união. Pois como democratas que somos temos de nos unir para clarificar, credibilizar e fortalecer a nossa posição partidária, por um PSD mais coeso e forte.

Parabéns Manuela Ferreira Leite
CM

Resultados na concelhia de Matosinhos

O resultado final não era o esperado, mas uma vez feita a clarificação dentro do Partido Social Democrata temos que ficar todos juntos e unidos dentro do PSD.
Resultados em Matosinhos:

Manuela Ferreira Leite - 138 votos - 39,54 %
Pedro Passos Coelho - 115 votos - 32,95 %
Pedro Santana Lopes - 93 votos - 26,65 %
Mario Patinha Antão - 3 votos - 0,86%

Resultados em Matosinhos para o Congresso:
Lista C - 30,9 % - 100 votos - 1 congressista afecto a Manuela Ferreira Leite
Lista A - 52,% - 168 votos - 3 congressistas afectos a Pedro Passos Coelho
Lista B - 17,1 % - 55 votos - 1 congressista afecto a Pedro Santana Lopes

2ª declaração do Concelho Jurisdição Nacional

De 77090 possiveis votos, votaram 43983 (43%)

Manuela Ferreira Leite - 16564 votos (37,66%)
Pedro Passos Coelho - 13664 votos (31,07%)
Pedro Santana Lopes - 13115 votos (29.82%)
Mario Patinha Antão - 294 votos (0,67%)

Presidente do Concelho de Jurisdição Nacional faz 1ª declaração

O presidente do concelho de jurisdição nacional do PSD faz a sua primeira declaração à comunicação social.
Informou que estão apuradas 256 secções das 332, e que a tendência será para Manuela Ferreira Leite mas não de forma peremptória pois os outros dois candidatos estão próximos e no mesmo pé de igualdade. Existe ainda secções de votos importantes por apurar.

Pedro Passos Coelho felicita Manuela Ferreira Leite

Pedro Passos Coelho primeiro candidato a formalizar a sua candidatura a presidente do PSD é também o primeiro a felicitar a candidata Manuela Ferreira Leite pela sua vitória nestas eleições directas. E garante disponibilidade total para colaborar com o novo presidente.

Hoje dia de eleições


Fica aqui o apelo do Núcleo do PSD de Leça do Balio para que todos os militantes do partido exerçam o seu direito de voto.

Todos por um PSD unido

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Candidatos a presidente do PSD na SIC


Ferreira Leite, Santana, Passos Coelho e Patinha Antão, em debate decisivo pela liderança

Questões fiscais e sociais dominaram a discussão dos candidatos do PSD
As questões fiscais e os modelos sociais que defendem para o país dominaram o debate desta noite na SIC e SIC Notícias entre os quatro candidatos às presidenciais do PSD.

Veja todo o debate e mais palavras para quê (SIC Noticias), isto sim pode-se chamar um debate com tempos definidos e moderação na verdadeira ascensão da palavra.

Parabéns SIC

CM

Clarisse Sousa aposta em Pedro Passos Coelho para líder do partido

A presidente da concelhia, Clarisse Sousa, deu a conhecer a sua opção de voto.
Clarisse Sousa afirmou que a sua opção vai para Pedro Passos Coelho. "Sou pelos jovens e pela renovação do partido. Só assim teremos energia suficiente para derrotar José Sócrates e Guilherme Pinto", justificou.
Outra das questões levantadas pelo dirigente social-democrata é o facto do líder que for eleito na próxima sexta-feira faça uma oposição temível, preparando-se com ideias, projectos e propostas para ser uma alternativa ao PS em 2009.
Clarisse Sousa mostrou-se satisfeita com o trabalho desenvolvido pela concelhia da JSD, trazendo os jovens para o PSD, tornando-o dinâmico e activo, tendo em conta a necessidade de denunciar os problemas das várias freguesias.
"O nosso empenho deve ser, a nível do concelho, o de acabar com o desbaratar de dinheiros dos matosinhenses. Nós também temos preocupações sociais e a nossa sede está aberta para toda a gente", concluiu.

In Matosinhos Hoje, 28.05.2008

sábado, 24 de maio de 2008

“Debate” na TVi com todos os candidatos a presidente do PSD

Tenho a palavra debate entre aspas, porque na minha opinião esse não existiu e passo a enumerar os que me levaram a ter esta opinião:

1 - Chamaria debate se existisse um moderador coerente na condução e intervenções no mesmo.
2 - Que todos os convidados tivessem o mesmo tempo de abertura e opinião.
3 - Que não fosse tendencioso ou conduzido a um propósito (como uma celebre pessoa diria: Quem viu sabe do que estou a falar).
4 - Quando no final do mesmo, vem um “analista”, dizer que quem ganhou foi “A” ou “B” porque falou menos, isso é mentira basta ver os tempos cronometrados de todos os candidatos, que “C” ou “D” não contam para nada. Mas quem é esse senhor para proferir tal opinião.
5 - Espero que aprendam (TVi) com os moderadores das outras estações (RTP).
6 - E por fim, escolham melhor as pessoas para fazerem a moderação e as analises, porque as pessoas de hoje em dia, felizmente são mais instruídas e cultas.

Quero deixar aqui os meus parabéns a todos por saberem estar à altura quando o “maestro” nem na batuta sabe pegar (quando falha o teleponto…).

CM

75 mil militantes podem votar e Partido aumenta numero de militantes

Cerca de 75 mil militantes do PSD, num total de aproximadamente 150 mil, pagaram as suas quotas e poderão votar nas eleições directas de 31 de Maio.
Este número, significa um acréscimo de cerca de 12 mil militantes em relação aos 63 mil que tinham capacidade eleitoral nas eleições directas realizadas há oito meses, que elegeram Luís Filipe Menezes.
De acordo com o regulamento eleitoral do PSD que estava em vigor quando foram convocadas as directas, apenas constam do caderno eleitoral os militantes cujas quotas estejam em dia no décimo anterior ao da eleição, que foi quarta-feira, dia 21.
Os militantes do PSD puderam pagar as suas quotas nas secções do partido, nos correios ou por multibanco até à meia-noite de quarta-feira
O partido tinha então menos cerca de seis mil militantes do que tem hoje e dos que podiam votar exerceram esse direito cerca de 39 mil.

Neto da Silva não é candidato.

Terminado o prazo da entrega das assinaturas, apenas quatro serão Candidatos nas eleições directas do PSD, após a conferência de assinaturas e candidaturas que terminou à momentos.
Neto da Silva não vai a votos nas directas do PSD, uma vez que o candidato à liderança do partido não conseguiu reunir as 1500 assinaturas necessárias para se apresentar às eleições.

Em declarações à TSF, Neto da Silva disse que foi «discriminado».

«Eu não desisti de candidatura nenhuma. o meu projecto e as minhas ideias não chegaram aos militantes e a minha candidatura foi completamente ignorada pelos órgãos de maior difusão, seja na rádio, televisão ou jornais», considerou.

«A maior parte dos militantes nem sequer teve conhecimento de que eu era candidato, pelo que era impossível recolher assinaturas por meios correctos que permitissem passar à fase seguinte», acrescentou.


sexta-feira, 23 de maio de 2008

Os Nossos Candidatos na NET

Aconselho a visitar todos eles pois algumas duvidas que tenhamos poderemos colocadas directamente aos candidatos:

António Neto da Silva - http://www.antonionetodasilva.org/
Manuela Ferreira Leite - http://ferreiraleite.com/
Mário Patinha Antão - http://www.mariopatinhaantao.com/
Pedro Passos Coelho - http://passoscoelho.info/
Pedro Santana Lopes - http://www.pedrosantanalopes.com/

A politica hoje em dia não é só feita na rua também requer inovação, por isso cada vez mais se aposta em paginas pessoais de apoio a candidaturas, onde os nossos candidatos também apostam.
Por aqui podem por a par todos os militantes sobre o ponto de situação da sua campanha, expor o seu programa politico, mostrar os apoiantes etc, etc.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Defeitos e Qualidades dos Candidatos

O blogue Psicolaranja juntou ontem à noite, na sede do PSD, elementos das candidaturas de Manuela Ferreira Leite, Pedro Santana Lopes e Pedro Passos Coelho. Morais Sarmento, Pedro Pinto e Vasco Rato, moderados pela jornalista Inês Serra Lopes, fizeram a defesa dos respectivos candidatos perante as várias questões da plateia. Mas também lhes apontaram defeitos e qualidades:


O defeito do meu candidato e as qualidades do teu


Morais Sarmento, Pedro Pinto e Vasco Rato foram desafiados a apontar as qualidades dos outros dois candidatos e um defeito do que apoiam.


Com fair play, Sarmento disse que Passos Coelho tem uma grande riqueza humana e que Santana Lopes tem muita coragem. «Às vezes até excessiva», disse, fazendo rir os militantes. De Ferreira Leite apontou como defeito o ser sisuda e muito institucional.


Pedro Pinto admitiu que Ferreira Leite teve a capacidade de o fazer aprender muita coisa e que Passos Coelho é um homem a quem se deve salientar a inteligência. Como defeito de Santana Lopes, referiu a ingenuidade na análise que faz muitas vezes das pessoas.


Vasco Rato enalteceu a capacidade de comunicar Santana Lopes e o sentido de Estado de Ferreira Leite. Como defeito de Passos Coelho sublinhou o facto de gostar de ouvir toda a gente e em jeito de piada explicou: «As discussões depois são intermináveis, principalmente para quem lá está».

Paulo Morais apoia Pedro Passos Coelho

O professor Universitário Paulo Morais, ex-vereador que entrou em ruptura com Rio, é outro entusiasta de Passos Coelho. No final do debate na Distrital do PSD Porto foi cumprimentar e dar apoio, a Pedro Passos Coelho candidato a líder do partido.
Paulo Morais tem um grupo de reflexão onde o nosso presidente do Núcleo particpa desde 2003, sendo por isso um dos apoiantes e disponiveis para colaborar com o nosso Núcleo e Matosinhos.

Santana Lopes promete apoio a candidato

As eleições directas do PSD do próximo dia 31 de Maio foram a principal razão da presença de três dos candidatos ao lugar actualmente ocupado por Luís Filipe Menezes. Aproveitando a presença de três dos cinco potenciais futuros líderes, os militantes do concelho abordaram as eleições autárquicas do concelho.
Durante o período destinado às perguntas, José Leirós questionou Pedro Santana Lopes sobre a hipótese de aos militantes do PSD/Matosinhos serem dadas condições "que sempre lhe foram negadas para derrotar o PS neste concelho".
Outro dos militantes concelhios, José Pedro Vieira questionou o antigo presidente da Câmaras Municipais de Lisboa e da Figueira da Foz sobre a possibilidade dos militantes concelhios participarem em eleições primárias para a escolha de candidatos à Assembleia e Câmara Municipal de Matosinhos.
Em resposta, Pedro Santana Lopes mostrou-se disponível, no caso de vir a ser eleito, a dar todo o apoio possível ao candidato escolhido para a Câmara Municipal de Matosinhos, mostrando-se disponível para que o concelho acolha o comício de abertura ou encerramento para "lhe dar mais força. Gosto de escolher locais que sejam desafios".
Quanto a candidatos, Santana Lopes considerou possível que qualquer pessoa se possa apresentar, dando a conhecer o seu programa.

Pedro Passos Coelho, na nossa concelhia

Antes da sessão de esclarecimento na Assembleia Distrital do Porto, Pedro Passos Coelho teve um encontro com militantes de Matosinhos na nossa sede da concelhia, onde foi acolhido com calorosas manifestações de companheirismo, de quase duas centenas de militantes.
Manifestações que o candidato retribuiu e fez questão de estender aos restantes concorrentes destas directas, sublinhando que os conhecia a todos pessoalmente e que não faria qualquer apreciação sobre qualquer um deles.
Não deixou de sublinhar a importância do confronto de ideias, entendendo que todos os candidatos devem apresentar ideias para o País.

domingo, 18 de maio de 2008

Pedro Passos Coelho em Matosinhos

O candidato a líder do PSD, Pedro Passos Coelho, que é apoiado pelo presidente do Nùcleo de Leça do Balio, vai estar presente amanhã segunda feira as 18 h 30 minutos na sede da Concelhia em Matosinhos, onde apresentará a sua comissão politica e receberá o apoio de vários presidentes de Núcleo de Freguesias de Matosinhos.

Noite em Grande na nossa concelhia

Na passada sexta-feira, a Concelhia e os militantes do Partido Social Democrata, tiveram uma noite de grande positivismo politico.

Dentro e fora da sede concelhia, estiveram à assistira ao Plenário centenas de militantes e toda a comunicação social nacional, quer escrita, quer os canais de televisão e rádio.

As directas sociais-democratas, trouxeram a Matosinhos os candidatos, Santana Lopes, Patinha Antão e Neto da Silva, terminando o debate já de madrugada.

De parabéns então a presidente da Concelhia Clarisse de Sousa, que com passos seguros vai recuperando a moral "às tropas" matosinhenses.


sexta-feira, 16 de maio de 2008

Candidatura do Dr. Neto da Silva



Caro(a) Companheiro(a),


A pedido do Sr. Dr. Neto da Silva, informamos que no próximo dia 19 de Maio (Segunda-feira), pelas 18h00, se realizará na Sede Distrital do PSD do Porto , a sessão de apresentação do seu programa de candidatura à liderança do PSD.


Mais informamos que a morada do site desta candidatura é: http://www.antonionetodasilva.org/


Saudações social democratas.

Pedro Vinha da Costa apoia Manuela Ferreira Leite

O militante de Matosinhos Pedro Vinha da Costa vai apoiar Manuela Ferreira Leite, sendo Lurdes de Sousa a militante de Leça da Palmeira a mandatária no Concelho de Matosinhos.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Pedro Passos Coelho no Porto




Amanhã o Dr. Pedro Passos Coelho estará as onze horas na Sede Distrital do PSD - Porto e às 21 h 30 minutos na sede Concelhia em Vila Nova de Gaia, onde apresentará a sua estratégia a todos os militantes.

Nuno Delerue apoia Santana Lopes

O conhecido militante matosinhense faz parte da comissão de honra do candidato Santana Lopes, sendo juntamente com Pedro Pinto e Rui Gomes da Silva um dos apoios mais proximos.

Pedro Santana Lopes em Matosinhos

O candidato a líder do partido Pedro Santana Lopes vai extar presente na proxima sexta feira as 21 horas na Sede Concelhia em Matosinhos.
Por telefone convidou pessoalmente o nosso presidente do Núcleo José Leirós para que este esteja presente.

Fica aqui o convite a todos os militantes de Leça do Balio que queiram comparecer.

CONVOCATÓRIA

Vamos lá comparecer com força, mas não esperem que estejam lá os senhores todos pois estarão muito ocupados e sem tempo de aparecer aqui no PORTO

Conselho Nacional aprova nova data do XXXI Congresso


O Conselho Nacional do PSD aprovou segunda-feira, por unanimidade, o adiamento do Congresso para 20, 21 e 22 de Junho, cumprindo assim com os Estatutos do Partido.

O presidente da Mesa do Congresso do PSD, Ângelo Correia, divulgou que, com a nova data, se cumpre o prazo mínimo de dez dias entre as eleições directas para a escolha do presidente do PSD e o XXXI Congresso, em Guimarães, que irá eleger os novos órgãos nacionais.
Será que as pessoas que constituem o conselho não repararam no erro que estavam a cometer ou não conheciam os estatutos, mas temos que aceitar e reconhecer que deram a mão à palmatória e é assim que estamos servidos com estas celebridades “que nem contas de somar sabem fazer”.


P.S. (post script, não vá um mau intencionado dizer que sou vira casacas) - têm a presunçosa desculpa que todos os candidatos estavam de acordo, "estes ou os anteriores"? É que nunca percebi como poderiam estar de acordo se ainda nem tinham formalizado a candidatura, será que estamos a viver de pressupostas intenções e já não se precisa dos estatutos, pois, foi um lapso acontece.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Na minha modesta opinião

PSD – Partido Social Democrata


Deveria de ser o maior e o mais unido partido nacional. Aquele em que a maioria deveria de acreditar, ter razões para sorrir e se orgulhar.
De momento é o partido dos protagonistas daqueles que se querem servir da do poleiro que este oferece para se sentirem “alguém”, porque ser “alguém não basta ser conhecido dos média mas sim ser presidente do PSD.
O PSD, por muito que me custe dizer é um partido sem líder, sim, sem um verdadeiro líder, aquele que tem o verdadeiro carisma e pulso para dirigir e dar rumo à “barca”.
O último dos “Lideres”, reconheço e é incontestável foi o Sr. Prof. Aníbal Cavaco Silva.
Após a decisão de se ausentar, começaram a aparecer os “abutres com rabo de fome” procurando o protagonismo, que à muito tinham sede de o ter.
Agora resta-me dizer que vamos penar alguns anos ou ter a sorte de “os que lá estão” nos passarem a batata após desacreditação geral do povo.
Meus senhores o tempo das “vagas” gordas acabou e os “bóis” são muitos, se querem um partido forte e coeso deixem o sangue novo tomar conta “das rédeas” do trabalho que há pela frente.
Quando havia menos doutores e engenheiros por consequência havia menos divisões, deixo a pergunta no ar, porque seria? Ou porque será?
Não seria das acusações ou dos vangloriarismos das afirmações de que “só eu é que sei o que é estar no governo” ou de “só eu é que sei como fazer”, por favor as pessoas que não têm curso superior ou que nunca estiveram no poder, não são burras nem menos perspicazes do que as que têm o dito canudo que por vezes nem uma conta de somar sabem fazer.
Vamos lá perder essa mania de que nós é que sabemos, porque vocês não são nada, rigorosamente nada sem nós, as “apetecíveis” bases, nós sabemos que somos os alicerces e não as telhas voadoras como muitos pensam. Mas esses são aqueles que não sabem somar.

CM

sábado, 10 de maio de 2008

As Nossas Diferenças são, e esquecidas elas estão! Algumas.

O PSD assume as especificidades que o caracterizam como partido de raiz eminentemente portuguesa, bem como aquilo que o distingue relativamente aos partidos socialistas ou social-democratas europeus de inspiração socialista. Tais especificidades e diferenças radicam no facto dele ser:

- um partido personalista, para o qual o início e o fim da política reside na pessoa humana;
- Um partido de forte pendor nacional;

- Um partido com valores e princípios claros, permeável à criatividade e à imaginação, aberto à inovação e à mudança;

- Um partido que, sendo social-democrata, valoriza o liberalismo político e a livre iniciativa caracterizadora de uma economia aberta de mercado;

- Um partido que é dialogante, aberto à pluralidade de opiniões, e à sociedade civil, defensor da moderação e da convivência pacífica entre homens de credos e raças diferentes, herdeiro da tradição universalista portuguesa que é estruturalmente avessa a qualquer tipo de xenofobia;
- Um partido empenhado na construção europeia, defensor da identidade nacional e dos valores pátrios que deram corpo à Nação Portuguesa, herdeiro de um sentido atlântico e de uma aliança profunda com os povos de expressão lusa;

- Um partido que, apostando na eficácia, valoriza o humanismo, bem como os grandes princípios da justiça, da liberdade e da solidariedade;

- Um partido não confessional, mas respeitador dos princípios axiológicos e religiosos do povo português, identificados com o humanismo cristão;

- Um partido interclassista, vocacionado para representar as diversas categorias da população portuguesa, e apostado na defesa da cooperação entre as classes sociais como a via mais adequada para a obtenção do bem comum e do progresso colectivo;

- Um partido que aposta no reconhecimento do mérito e na capacidade de afirmação pessoal e social, cada vez mais necessários numa sociedade onde cresce o espaço para a realização das capacidades individuais, e onde importa distinguir os talentos pessoais que são contributos para o bem comum e para o progresso do País.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Os nossos valores espero que não sejam esquecidos

Os Nossos Valores

O PSD afirma a sua adesão a um conjunto de valores e opções fundamentais, cuja consagração e respeito considera indispensáveis para a construção e consolidação de uma sociedade mais justa e mais livre. Esses valores, que traduzem simultaneamente a sua visão da liberdade humana, da sociedade, da actividade política e do Estado, são os seguintes:
- O Princípio do Estado de Direito, respeitante da eminente dignidade da pessoa humana - fundamento de toda a ordem jurídica baseado na nossa convicção de que o Estado deve estar ao serviço da pessoa e não a pessoa ao serviço do Estado;
- Os Direitos, Liberdades e Garantias dos portugueses e dos seus agrupamentos, elemento indispensável à preservação da autonomia pessoal, bem como à participação política e cívica;
- O pluralismo das ideias e correntes políticas, cuja garantia de livre expressão constitui pressuposto indispensável ao gozo dos direitos e liberdades fundamentais de todo o cidadão;
- O princípio democrático, como garantia da participação por igual de todos os cidadãos na organização e na escolha dos objectivos do poder na sociedade;
- O princípio da afirmação da sociedade civil. O Estado não deve chamar a si aquilo que os indivíduos estão vocacionados para fazer - ou que podem fazer - garantindo dessa forma um amplo espaço de liberdade à iniciativa e criatividade das organizações da sociedade civil;
- O diálogo e a concertação, como formas de entendimento e aproximação entre homens livres, assentes na tolerância e visando a procura de acordo activo entre interesses divergentes;
- A justiça e a solidariedade social, preocupações permanentes na edificação de uma sociedade mais livre, justa e humana, associadas à superação das desigualdades de oportunidades e dos desequilíbrios a nível pessoal e regional e à garantia dos direitos económicos, sociais e culturais;
- O direito à diferença, como condição inerente à natureza humana e indispensável para a afirmação integral da personalidade de cada indivíduo; direito esse tanto mais efectivável quanto maior for a igualdade de oportunidades na Comunidade;
- A valorização da paz, como objectivo essencial da acção política. Para o PSD, a edificação de uma paz justa entre os povos deve constituir um dos objectivos fundamentais da actuação política dos Estados.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Sessão de Apresentação - Prof. Patinha Antão

Caro(a) Companheiro(a),

A pedido do Sr. Prof. Patinha Antão, informamos que amanhã, sexta-feira, dia 9 de Maio, pelas 21h00, se realizará na Sede Distrital do PSD do Porto, a sessão de apresentação da sua candidatura à liderança do PSD. 

Saudações social democratas.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Dr. Arnaldo Madureira apoia Ferreira Leite

O professor Arnaldo Madureira vai apoiar a lista da Dra. Manuela Ferreira Leite.
Arnaldo Madureira, um dos mais conhecedores das carências e das politicas matosinhenses e do país, apoiante incondicional de Aníbal Cavaco Silva e Durão Barroso, apoiará a candidata a lider do partido.
O professor de fisica já exerceu o cargo de presidente da Comissão Politica Concelhia de Matosinhos, deputado na Assembleia da República, Coordenador do PSD na Assembleia Municipal em 2002, pertenceu ainda ao Conselho Geral do Sincado Professores da Zona Norte e Secretariado dos TSD.
Acutalmente é presidente da Secção dos Professores do Porto - TSD.

domingo, 4 de maio de 2008

Festas do Senhor de Matosinhos


Está aí o Senhor de Matosinhos. Foi esta quinta-feira, 1 de Maio, que teve início aquela que é considerada por muitos a maior romaria do norte do país.

Um milhão de visitantes em 18 dias.

É o número redondo que a Câmara Municipal espera atingir no final das Festas do Concelho. As expectativas justificam-se com os resultados alcançados nos últimos anos. O orçamento para a edição de 2008 ronda os 300 mil euros. Quem visitar o concelho, entre 1 e 18 de Maio, tem à sua espera a mais variada oferta: música, exposições, conferências, feira de artesanato, feira da loiça, fogo de artifício, passeios, concursos, apresentação de livros, desporto, animação de rua, entre muitas outras actividades e em diversos espaços da cidade. Uma das preocupações na organização deste evento foi, segundo o vereador da Cultura, "manter a origem religiosa das Festas". Fernando Rocha destaca, por conseguinte, a decoração das flores na Igreja Matriz, a procissão do Senhor de Matosinhos e a Eucaristia no Feriado Municipal que atraem milhares de visitantes todos os anos.Em termos de organização espacial, a principal novidade é a transferência do Luna Park (carrocéis) para o parque de estacionamento de Manhufe.O terreno onde habitualmente se concentravam os divertimentos pertence à Santa Casa da Misericórdia e destina-se à construção de um Complexo Geriátrico."Esse investimento inviabiliza o perfil que as festas mantiveram durante quase uma década", explica o presidente da CMM. De acordo com o autarca, a solução teve em conta dois factores: dada a sua centralidade, as Festas do Senhor de Matosinhos não poderiam sair da zona envolvente à Igreja; o regresso ao miolo da malha urbana não seria possível por causa da perturbação à noite que as Festas do Concelho iriam provocar. Guilherme Pinto garante que a solução encontrada foi aprovada por unanimidade e mereceu o apoio das Juntas de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, Santa Casa da Misericórdia e Paróquia. A Romaria do Senhor de Matosinhos decorrerá então nos seguintes locais: Av. Afonso Henriques, entre a Rua Alfredo Cunha e a Av. Eng. Duarte Pacheco, com excepção dos troços situados em frente à Igreja Matriz e à Casa da Juventude; Parque público 25 de Abril; Av. "O Comércio de Leixões", entre a Rotunda da Av. Eng. Duarte Pacheco e a Rua de Sendim (Parque de Manhufe).A Avenida D. Afonso Henriques, ao contrário de anos anteriores, estará ocupada apenas a 50%, isto é, o corredor central estará apenas reservado à Feira de Artesanato, instituições de solidariedade social e feirantes tradicionais. O objectivo é não só libertar mais espaço para a circulação como estender a Romaria a outras artérias da cidade. No Parque Público 25 de Abril manter-se-á, pelo menos este ano, o Luna Park para as crianças.

Pinto Lobão é Candidato ao Núcleo de Matosinhos

Joaquim Pinto Lobão, natural da noss Vila de Leça do Balio, apresentou hoje a candidatura da Lista A a presidente do Núcleo de Matosinhos.Um dos politicos mais experientes no nosso Concelho, Pinto Lobão, terminou funções no governo e na Câmara Municipal de Lisboa, quando José Socrates venceu as eleições.
No seu estilo peculiar, Pinto Lobão endureceu o discurso critico para com o Guilherme Pinto e António Parada. Se Matosinhos estava sem oposição, a partir de hoje, mais uma peça ao puzle se juntou, para que daqui para a frente, os socialistas não governem sem discórdia.