Vamos Mudar Leça do Balio Juntos

Todos por um PSD mais forte, juntos por uma freguesia melhor

Deixe-nos a sua Opinião/Sugestão

Seja participativo, deixe-nos a sua Opinião/Sugestão sobre o que podemos melhorar ou fazer de novo na nossa Freguesia.

O nosso e-mail: psd.lecadobalio@gmail.com

O nosso endereço: Rua de Mouzinho de Albuquerque, 98
4450 - Matosinhos

Contamos com a vossa participação, queremos dar voz às suas ideias.


"Cabe-nos cada vez mais dinamizar as pessoas para viverem a sua liberdade própria, para executarem o seu trabalho pessoal, para agirem concretamente na abolição das desigualdades. Para isso mais importante que a doutrinação, é levar as pessoas a pensarem, a criticarem, a discernirem"......Francisco Sá Carneiro

Noticias da Política Actual

sábado, 6 de março de 2010

A Tertúlia em Matosinhos - Três Visões sobre o Norte


Organizada pela Juventude Social Democrata, realizou-se a semana passada a Tertúlia/Debate.

O presidente da Distrital, Dr.Marco António Costa, voltou a defender a introdução de circulos uninominais.

Considera essencial que se repensem as funções do Estado, nomeadamente nas Direcções gerais ( DREN, CCDRN) que são dirigidas por pessoas que ninguem conhece ou elegue.
Marco António Costa defendeu que “a nossa Região tem de reganhar um papel central naquela que deve ser a actividade produtiva nacional.
O Norte continua a ser uma Região superavitária sob o ponto de vista da sua balança de transacções, onde se produz mais do que aquilo que se consome, e continua a ter francas tradições na sua capacidade empreen-dedora, contudo não podemos ignorar os números mais recentes das falências e do desemprego que revelam que o nosso tecido económico tem sofrido um forte revés com esta crise que se instalou há vários anos em Portugal e que tem debilitado o tecido económico”.
Segundo o líder distrital social-democrata, “há uma lógica que se instalou na Comunidade Europeia, há uns anos, de privilegiar uma Europa de serviços em detrimento de uma Europa produtora de bens transaccionáveis. Eu defendo que o Norte tem de ganhar esse espírito, o papel de centro de produção desses bens. Só isso nos dará a capacidade de podermos fomentar uma Região sólida económico-social e, simultaneamente, reganhar um estatuto político e de intervenção institucional no plano nacional”.

O nosso Vereador do Desporto na Câmara Municipal de Matosinhos, José Guilherme Aguiar, trouxe-nos a sua experiência e vivência enquanto dirigente desportivo. Uma vida ligada ao desporto, primeiro como praticante e mais recentemente como dirigente da LPFP e do FCP.

José Guilherme Aguiar falou do “papel fundamental do desporto na Região Norte. Contrariamente àquilo que pensam os intelectuais, representa um factor de desenvolvimento social. Quantos mais jovens tivermos a praticar desporto, quanto maior e melhor for o conceito da prática desportiva, tenho a certeza de que teremos uma sociedade mais desenvolvida e melhor”.
Para o vereador social-democrata, “o Norte sempre foi uma área onde o desporto teve um papel muito importante”, apesar do desporto só se ter “descentralizado” a partir da Revolução do 25 de Abril, depois de anos de “centralismo” em Lisboa.
Como resultado, passou a haver “uma enorme dispersão da prática desportiva. Temos em todo o país excelentes equipamentos desportivos de formação e isso veio trazer às populações um grande desenvolvimento”, como aconteceu em Lamego, Viseu, Braga, Guimarães e Resende, “pelo que o desporto tem um papel fundamental no crescimento de uma comunidade”.



Do Clube dos Pensadores, o biólogo Joaquim Jorge, mostrou-se reticente quanto á adopção da regionalização enquanto modelo de organização e planificação do território.
Afirmou que “as elites do Norte não funcionam. Devia haver uma teoria do Porto abrangente, incluindo Gaia, porque há tanta gente com valor.
Perde-se o Red Bull, e do que se fala?
Fala-se de Pinto da Costa, não se fala em mais nada.
Não vale a pena falar-se em elites, porque estas não existem. Cada vez o Porto está mais pobre, apesar de produzir imenso”. O fundador do Clube dos Pensadores questiona o que “fazem os deputados pelo Porto? Defenderam os interesses do Distrito?
Não, deslumbraram-se com o poder”.

O presidente da JSD, Ricardo Gonçalves Cerqueira, lançou para cima da mesa questões tais como: a relação da região Norte com a Galiza, a regionlização como modelo alternativo e indices de desemprego muito preocupantes.

Ricardo Gonçalves Cerqueira, referiu que com “esta actividade queremos cumprir uma das grandes missões da JSD. Promover o debate e reflectir, com o intuito final de chegarmos a conclusões. Este é mais um passo nesse caminho”.
O que se pretendia era “aproximar três visões tendencialmente distintas sobre o mesmo tema. Não queremos dizer se somos a favor ou contra a regionalização.
O que queremos é que os militantes da JSD e do PSD esclareçam as suas dúvidas e que promovam o debate em Matosinhos”.

Sem comentários: