"Nego que sou candidato à Câmara de Matosinhos pelo PSD", afirmou Marco António Costa, pre-sidente do PSD distrital do Porto, aos jornalistas, na tomada de posse da JSD Concelhia, liderada por Ricardo Gonçalves Cerqueira.
Segundo Marco António Costa, a Distrital do Porto "tem uma enorme confiança no trabalho que a JSD de Matosinhos vai ter de desenvolver nos próximos meses. O seu líder, Ricardo Cerqueira, é um jovem advogado com enormes qualidades".
Acompanhando Marco António, na sua vinda ao jantar de tomada de posse da JSD, encontrava-se Paulo Morais, antigo vereador de Rui Rio na Câmara do Porto. Marco António Costa explicou que essa presença deve-se ao facto de Paulo Morais "estar a colaborar com a Comissão Política Distrital num conjunto de iniciativas de carácter programático, sendo uma figura reconhecida de méritos em termos de planeamento e intervenção nos espaços públicos e no que diz respeito às políticas das cidades".
O líder Distrital considerou que o PSD "não está a ficar para trás" no que concerne à apresentação do candidato à Câmara de Matosinhos: "Pode-se dizer que, às vezes, os últimos são os primeiros, e nós queremos ser os primeiros na qualidade, inovação e na mentalidade. Passei por um cartaz que dizia que Matosinhos não pode parar. Acho que é preciso acrescentar qualquer coisa, como, também, não pode voltar para trás. Algumas candidaturas representam esse retrocesso".
Pressionado pelos jornalistas, voltou a dizer que a sua candidatura a Matosinhos não irá acontecer: "Não é uma possibilidade que neste momento esteja em cima da mesa, é uma matéria que tem sido muito especulada, fico muito satisfeito, tenho ouvido de muitas pessoas esse carinho e motivação, mas o que para mim, neste momento, é relevante, é assinalar que o PSD está atento ao que se está a passar em Matosinhos, a acompanhar ao mais alto nível a situação".
Prometeu que a candidatura será "de grande qualidade, protagonizada por gente de experiência, capaz, e sobretudo que quer fazer uma mudança na página do Concelho de Matosinhos".
Marco António Costa e Paulo Morais só estiveram presentes no início do jantar. O líder Distrital voltou a elogiar a estrutura juvenil liderada por Ricardo Cerqueira: "Espera-se muito do trabalho que a JSD irá realizar. Vamos ter três actos eleitorais muito importantes, este ano, especialmente as Autárquicas. Uma nova geração participará pela primeira vez nas eleições e é necessário que a JSD tenha um papel fulcral e relevante na preparação política da juventude". Lembrou "as promessas, não realizadas, do PS" para que a JSD apele ao voto no PSD, atendendo a que "o balanço da governação socialista, nestes quatro anos, é o mais negativo possível".
"Autárquicas motivarão juventude"
As eleições autárquicas "também motivarão a juventude. Desde logo pela necessidade de mudar de rumo a política local, que nos últimos anos têm sido marcada por um conjunto de divisões e guerrilhas entre militantes do PS, que têm prejudicado seriamente a imagem de Matosinhos e paralisado a acção da Câmara". O Concelho "andou para trás" devido a "essas guerrilhas". O PSD é o Partido "que melhor soube interpretar a necessidade de mudança".
Clarisse de Sousa, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, enalteceu o desempenho e dinamismo de Ricardo Cerqueira, bem como a sua equipa, salientando que "a juventude desempenha cada vez mais um importante papel na sociedade e no nosso Partido. Os jovens são o motor mais importante para ajudar o PSD a afirmar-se na nossa sociedade".
As eleições autárquicas, segundo a líder laranja, "poderão ser ganhas com a participação de todos os militantes. Temos de canalizar e aproveitar todo o rigor e entusiasmo para que todos os militantes levem ao maior número possível de matosinhenses a mensagem de con-fiança e esperança no futuro. O futuro começará a mudar, com vitória do PSD nas eleições autárquicas". Reconheceu, no entanto, que "falta fazer ainda muito trabalho político".
Luís Vales, presidente da JSD Distrital, louvou a acção de Ricardo Cerqueira, "uma pedra basilar na Distrital, à qual eu presido. O rasgado
elogio de Marco António ao trabalho desenvolvido por Ricardo Cerqueira, é bem merecido". Com a sua acção, "irá liderar a juventude matosinhense em direcção a um novo rumo no futuro do Concelho".
Ricardo Cerqueira manifestou-se agradado pela presença de Marco António Costa, que simboliza a apoio da Distrital à acção da JSD, bem "como a confiança no trabalho que teremos nas eleições". Fez um balanço positivo do último mandato da sua CPC, "durante o qual tentamos adoptar uma postura responsável, mostrando que apesar da irreverência, ser da JSD exige-nos responsabilidade. Essa foi uma das matrizes em que o nosso trabalho se pautou. Tentamos ser participativos e motivados, actuando em todos as Freguesias".
Devido a essa postura e acção, "os cidadãos de Matosinhos sabem o que é a JSD e o que nós pensamos e defendemos". Lembrou que 70% dos Núcleos de Freguesia foram constituídos durante o mandato que terminou; tendo "sido um trabalho marcante". A JSD quis "conhe-cer o Concelho" e por isso "foram percorridas todas as Freguesias" e visitadas "diversas instituições e colectividades".
A acção no futuro será a continuidade do que foi feito: "Chegou a hora do virar da página. Sentimos que eis chegado o momento de reorientar as nossa prioridades. É fundamental concentrar esta equipa para o combate decisivo para o PSD e para o Concelho, que são as eleições autárquicas. Temos um único objectivo, derrotar o PS e os candidatos socialistas que se apresentam em Matosinhos. Chega de asfixia de PS. Chega dos protagonistas de sempre, de Guilherme Pinto e Narciso Miranda. São os mesmos que nos governam desde há 30 anos".
Para Ricardo Cerqueira, o PS "não percebe que Matosinhos precisa de evoluir, os matosinhenses necessitam de esperança". A mudança "será garantida pelo PSD".
José Maria Cameira
Sem comentários:
Enviar um comentário