Noticias da Política Actual
terça-feira, 31 de março de 2009
Santana Lopes sem maior abrangência perdeu...
sábado, 28 de março de 2009
Marco António em Matosinhos
Um almoço com mulheres, após o lançamento do movimento das mulheres sociais-democratas, este sábado lançará as autárquicas.
Matosinhos é o concelho escolhido para o líder distrital promover um encontro com mais de mil mulheres, no qual Marco António Costa fará uma intervenção direccionada para as eleições que se avizinham, mas com maior incidência nas autárquicas e também sobre Matosinhos.
Para a iniciativa, foram convidados os presidentes de Câmara eleitos pelo PSD, tais como Luís Filipe Menezes (Gaia), Rui Rio (Porto), Macedo Vieira (Póvoa), Fernando Melo (Valongo), Manuel Moreira (Marco de Canaveses), Celso Ferreira (Paredes), Pedro Pinto (Paços de Ferreira), Bernardino Vasconcelos (Trofa) e Alberto Santos (Penafiel).
quinta-feira, 26 de março de 2009
Ganhar Matosinhos para os Matosinhenses
O prestigiado médico, Dr. Artur Osório, presidente da mesa, encerrou os trabalhos, enaltecendo o debate democrático e o sentido autárquico de todos os presentes.
quarta-feira, 25 de março de 2009
No que o PS nos quer tornar....
terça-feira, 24 de março de 2009
PSD desmascara Guilherme Pinto
O PSD o primeiro a falar num plano anti-crise, em reunião de Câmara, há mais de um mês, tendo desafiado o presidente da municipalidade a tomar alguma atitude relativamente ao momento difícil em que vivíamos nessa altura.
Se o socialista tivesse dado ouvidos aos vereadores social-democratas, Matosinhos teria sido um dos primeiros Concelhos a apoiar as famílias carenciadas e as empresas com dificuldades, pois sendo um dos municípios mais importantes da Área Metropolitana do Porto, mal seria se não tivesse nenhuma acção nessa matéria.
As propostas da Câmara, recentemente apresentadas, não resolvem o problema, na perspectiva assistencialista com a qual o Município pretende tratar estes problemas. A única proposta que merece ser apoiada pelo PSD é o Matosinhos Solidário, criado para apoiar no pagamento de rendas às famílias que vejam bruscamente alterada a sua situação económica.
Quanto às outras medidas, não há nenhuma que possa ser indutora de mais receitas, mais desenvolvimento e melhor qualidade de vida.
Quanto ao empréstimo de 25 milhões de euros, o PSD desmente o presidente da Câmara quando afirmou que esse dinheiro era para antecipar um conjunto de investimentos previstos para os próximos anos, pois há muito tempo que o Guilherme dizia que ia fazer esse empréstimo. Mas não tem nada a ver com a crise. Tem a ver apenas com as dificuldades a que o Município tem de fazer face a um conjunto de obras que quer desenvolver e não tem dinheiro. A crise financeira está instalada na Câmara.
Relativamente ao "Programa Pares", não é nenhuma medida anti-crise, porque existe há três ou quatro anos. Não apresenta nenhuma novidade. Entretanto o "Matosinhos Apoia" é apenas um encurtamento de prazo de pagamento a fornecedores, tornado possível graças ao pedido de empréstimo de cinco milhões de euros, e, uma vez mais, não foi pensado para ser uma ajuda à crise.
A Câmara só sente a sua própria crise financeira e a única coisa que quer é um empréstimo para pagar os salários dos funcionários.
O combate à grave crise passa, essencialmente, pelo apoio às famílias para que a crise económica não se transforme numa crise social de contornos imprevistos, pois há inúmeras e insuspeitas figuras que alertaram para o perigo de uma grande convulsão social.
O PSD propõe que a Câmara tome medidas como a oferta integral, universal e totalmente gratuita dos manuais e material escolar aos alunos do 1º ciclo do ensino básico e que crie um prémio bolsa de estímulo aos alunos do 2º e 3º ciclos e ensino secundário que neste tempo difícil se distingam por um melhoramento significativo nos resultados escolares face ao ano lectivo anterior. Propõe, igualmente, que a autarquia apoie as famílias nos custos com as actividades de natureza extra-escolar, para que as crianças e jovens possam continuar a frequentar aulas de dança e ginástica.
No domínio do apoio às pequenas,médias empresas e criação de emprego, a Câmara deve assumir, pelo menos, 60% da parte que as empresas têm de suportar para receberem estagiários de média e longa duração, além de um sistema de incentivos a projectos de produção industrial que garantam aumento líquido de emprego significativo a manter em pelo menos dois anos e com efeitos num prazo máximo de 180 dias.
Lamentável é o PS perder tempo com as guerras intestinas em vez de arranjar soluções para resolver a crise.
segunda-feira, 23 de março de 2009
Matosinhos mudará de côr
Será, como a foto o demonstra, um flôr côr de laranja, pois o resultado eleitoral vai ser repartido, pelo PSD e Narciso Miranda.
Vamos ganhar, vamos mudar vota PSD.
domingo, 22 de março de 2009
Plenario de Militantes na Secção Concelhia do PSD de Matosinhos
Dia 24 de março pelas 21h00 Plenario de Militantes na Secção Concelhia do PSD de Matosinhos
Vamos todos os que se preocupam com Matosinhos estar presentes para podermos contribuir para uma causa nobre e de honra "A Força da União dos Matosinhenses"
quarta-feira, 18 de março de 2009
Avelino Ferreira Torres apoia o nosso Núcleo
E tal como fez nas eleições de 2001 vai apoiar os nossos candidatos, coligados com o CDS.
Um dos melhores autarcas portugueses disponibilizou-se uma vez mais para colaborar com o que for necessário em Leça do Balio.
terça-feira, 17 de março de 2009
E qual é o problema????
Guilherme Pinto reconheceu que há um carro ao serviço da presidência
que é utilizado para transportar as suas filhas à escola, quando ele
não pode ir.
A presidência da Câmara de Matosinhos tem ao seu serviço três carros:
dois de gama alta (um Audi 6 e um Audi 4) e um mais modesto (um Toyota Corolla). O carro que o presidente da câmara, Guilherme Pinto, utiliza diariamente nas representações oficiais é o Audi 6 que, à semelhança do Audi 4, foi adquirido pela autarquia em sistema de leasing em Junho de 2007.
O Audi 4 foi o carro que Guilherme Pinto escolheu para se deslocar sempre que o motorista não está disponível.
Quanto ao Toyota Corolla, é conduzido por outro motorista e é
utilizado diariamente para levar e trazer as filhas do presidente à Escola Secundária Augusto Gomes.
O velho Toyota de cor cinza é visto diariamente logo de manhã junto à escola.
A renovação da frota da autarquia socialista foi apontada esta semana numa conferência de imprensa pela presidente do PSD de Matosinhos, Clarisse Sousa, que acusou o presidente de ter comprado cinco viaturas de luxo, duas dos quais para ele.
O que a nossa presidente não disse, foi que a proposta de aquisição de novas viaturas foi aprovada com os votos favoráveis dos vereadores e deputados municipais do PSD.
Não vemos qualquer inconveniente da família do presidente da CMM utilizar a viatura, porque um cargo publico é um cargo público, que obriga disponibilidade e segurança familiar 24 horas por dia.
Compreenderam...
segunda-feira, 16 de março de 2009
Como é possivel o PS pedir maioria quando Sócrates enganou Portugal
No passado dia 8, data em que comemorou cem dias de existência, o site do Instituto Sá Carneiro recebeu o visitante número 50.Mil
Dentro de dias de apresentar o trabalho até agora feito no PORTUGAL 2020 e nas CIDADES 2020, os resultados estão à altura das expectativas.
Num país de promessas adiadas, o Instituto continua a atrair gente da mais diversa proveniência: pudemos apreciar os mais recentes contributos de independentes como Paulo Kuteev-Moreira, um dos maiores especialistas portugueses do sector da saúde, do antigo bastonário Rogério Alves e de António Lobo Xavier que dispensa apresentações.
Novos temas e projectos estão já em fase de preparação: e os desafios colocados ao País exigem uma participação tão grande quanto possível.
Os Portugueses já perceberam que o actual Governo não apresenta soluções credíveis para enfrentarmos os enormes desafios actuais.
Acreditamos que é possível um País melhor.
sábado, 14 de março de 2009
Paridade é uma Lei para cumprir
Já temos fechada, a lista com o nome das cidadãs do sexo femino, que vão ser candidatas à Assembleia de Freguesia, nas eleições de Outubro.
Que todos os partidos em Matosinhos, cumpram a Lei, pois as mulheres tem direito às mesmas oportunidades; "Opportunities their mothers and grandmothers and great grandmothers never dreamed of"
quinta-feira, 12 de março de 2009
Eleiçoes em Outubro
"Porque não Aguiar Branco em Matosinhos, onde é preciso alguém popular e mobilizador, ou António Borges em Loures, com o seu discurso social?".
Admitindo poder usar o poder dos militantes que lhe são próximos para influenciar o destino dos social-democratas, mas "Isso não significa ser candidato [à liderança do PSD], mas usar influência para não permitir que se vá por determinado caminho e se siga por outro", afirmou Menezes, no discurso de encerramento da Convenção Autárquica de Gaia. Não tenho nenhuma intenção de voltar a ser candidato à liderança do PSD, mas tenho a intenção de não permitir que aconteça o que tem acontecido nos últimos tempos", frisou.
Na sua intervenção, Menezes salientou que abandonou a presidência do PSD "para provar que um produto vendido de forma mentirosa não é necessariamente um bom produto e que um produto vilipendiado não é necessariamente um mau produto".
"Os resultados estão à vista", defendeu, aludindo a sondagens que atribuem "à esquerda mais de 60 por cento das intenções de voto".
Para Luís Filipe Menezes, "com o ciclo eleitoral que se aproxima, pode acontecer que a futura alternativa [de Governo] no país passe pelas contas que se vão fazer nas eleições autárquicas", que considerou serem as "primárias dentro do PSD".
Nesse contexto, afirmou que ficaria "muito feliz" se todos os elementos da Comissão Política Nacional do partido fossem a votos nas autárquicas.
Para o ex-líder social-democrata, existe actualmente em Portugal "um Governo omnipresente e omnipoderoso", mas frisou não acreditar que o poder socialista "esteja consolidado, para ficar por muitos anos".
"Quanto mais exuberante e agressivo é o poder, mais insinua que o fim de ciclo está a chegar", defendeu.
Defendeu "alguém na área da agricultura, onde há actualmente um grande descontentamento" com o actual governo, para cabeça de lista nas Eleições Europeias.
terça-feira, 10 de março de 2009
Noticia - JSD Matosinhos
Assista à apresentação do novo outdoor da JSD Matosinhos, " Em nome da rosa, uma história de ajuste de contas".
http://www.matosinhos.otos.tv/
domingo, 8 de março de 2009
História de desentendimento e vingança...
Este "nervosidade" aguda, levou a que o presidente da Junta de Custóias, tenha antes de um jantar, mandado retirar o cartaz do PSD no Largo do Souto.
Claro está, que este acto anti-democrático socialista, não passou em claro e horas depois foi exigido que pedisse desculpas e o referido outdoor voltou ao local.
Num jantar em Custóias na Quinta de Santiago, em homenagem à lampreia, crisóstomo parasita de águas doces e salgadas especializado na técnica da ventosa, que lhe possibilita sugar o sangue das outras criaturas aquáticas, dois lugares á mesa separaram os agora adversários e antigos confrades da vida pública.
O antigo presidente não fala com quem cospe no prato onde comeu.
O actual presidente não fala com desajustados e com quem deixou de o cumprimentar.
Será que foi à bordalesa ou com arroz, um petisco de comer e chorar por mais, que não foi bem apreciado pelos dois socialistas?
sábado, 7 de março de 2009
PSD já mexe!
sexta-feira, 6 de março de 2009
quinta-feira, 5 de março de 2009
Apresentação do Outodoor " Ajuste de Contas" - JSD Matosinhos
A JSD de Matosinhos convido-o a participar no lançamento da nova campanha de outdoors, denominada " Em nome da Rosa, uma história de ajuste de contas". Esta actividade decorrerá amanhã, sexta-feira, dia 6 de Março, no Parque Basílio Teles junto à Câmara Municipal de Matosinhos, a partir das 18 horas.
Retrataremos, uma vez mais, o conflito entre o actual Presidente do Município Guilherme Pinto e o seu antecessor Narciso Miranda.
Certo de que eles merecem a vossa atenção.
quarta-feira, 4 de março de 2009
Fórum - A Vivência Económica de Matosinhos
A Comissão Política Concelhia do PSD de Matosinhos, convida o (a) Companheiro (a) a estar presente na sexta-feira, dia 6/03/2009, pelas 18h30m na Biblioteca Florbela Espanca (Palacete de Visconde Trevões), para participar no Fórum - A Vivência Económica de Matosinhos, cujo os oradores são Matosinhenses de gema.
Contamos consigo
segunda-feira, 2 de março de 2009
Segunda sessão do Fórum Portugal de Verdade
A segunda sessão será no próximo dia 5 de Março, pelas 21h00, em Coimbra (Pavilhão Centro de Portugal), tendo como mote "Saúde: cuidados de saúde para todos".
O encontro contará com as presenças de Manuel Caldas de Almeida (Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mora), Manuel Antunes (Professor Universitário) e Isabel Vaz (Presidente da Espírito Santo Saúde).
domingo, 1 de março de 2009
Guilherme Pinto diz que Narciso já desaprendeu
Narciso Miranda, candidato independente à Câmara de Matosinhos, criticou o "descontrolo total" na gestão financeira da autarquia, que o seu actual presidente, Guilherme Pinto, sustenta, no entanto, estar com "uma saúde de ferro".
A troca de acusações, entre o candidato oficial do PS e o previsível adversário da mesma família política, surge no dia em que Guilherme Pinto anunciou uma série de medidas de combate à crise no concelho.
Narciso Miranda acusa o seu sucessor de recorrer a empréstimos "para resolver situações incontroladas de tesouraria", algo que nunca tinha acontecido na câmara matosinhense "desde o 25 de Abril de 1974". "A câmara nunca precisou de fazer isto. Foi isso que fez com que a Câmara de Matosinhos marcasse a diferença. O que mudou? Só encontro uma explicação: mudou o líder e, a partir daí, mudaram os comportamentos da equipa. Esta é a questão central", observou. Criticando a "clara desorientação" da autarquia na realização de dois empréstimos no valor total de 30 milhões de euros, Narciso alerta que os mesmos são apenas "uma gota de água nas dívidas acumuladas e descontroladas do município". "Eu sei do que estou a falar", sustentou Narciso Miranda, em conferência de Imprensa na sede da Associação Cívica Narciso Miranda - Matosinhos Sempre. Narciso Miranda foi ainda mais longe e acusou o presidente da Câmara de Matosinhos de o ter atingido na sua honra e dignidade ao fazer-lhe um ataque pessoal quando afirma que "ele desaprendeu como se fazia".
Mas Guilherme Pinto diz que Narciso "já desaprendeu como se fazia" e que "está desfasado no tempo relativamente à gestão autárquica".
Quanto ao congresso socialista, o candidato independente à Câmara de Matosinhos, Narciso Miranda, decidiu pela primeira vez na sua vida não ir a um congresso socialista por se sentir "perseguido e excluído". Participou activamente em 14 congressos do PS e passivamente num.Neste decidiu, com tristeza, não participar por se sentir excluído e perseguido"