Vamos Mudar Leça do Balio Juntos

Todos por um PSD mais forte, juntos por uma freguesia melhor

Deixe-nos a sua Opinião/Sugestão

Seja participativo, deixe-nos a sua Opinião/Sugestão sobre o que podemos melhorar ou fazer de novo na nossa Freguesia.

O nosso e-mail: psd.lecadobalio@gmail.com

O nosso endereço: Rua de Mouzinho de Albuquerque, 98
4450 - Matosinhos

Contamos com a vossa participação, queremos dar voz às suas ideias.


"Cabe-nos cada vez mais dinamizar as pessoas para viverem a sua liberdade própria, para executarem o seu trabalho pessoal, para agirem concretamente na abolição das desigualdades. Para isso mais importante que a doutrinação, é levar as pessoas a pensarem, a criticarem, a discernirem"......Francisco Sá Carneiro

Noticias da Política Actual

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vitor Maganinho tempo de espera

Ao longo dos tempos, consultamos e lemos diariamente o Matosinhos Online, http:// matosinhosonline.blogspot.com quer pela qualidade dos textos, quer pela visão do seu autor Independente e Diferente.
Os seus textos, são uma referência, para quem se interessa pela causa pública matosinhense, ou por quem, por amor-próprio ao Concelho onde nasceu, cresceu e vive, tem o direito de participar, interessando-se por tudo o que a politica faz, no avanço, ou no atraso, da Qualidade de Vida de Matosinhos.
Entenda-se Matosinhos, como o conjunto de dez Freguesias, que faz um todo de onze, ao juntar a actividade do excutivo e Assembleia Municipal.
O Partido Social-Democrata de Leça do Balio, honrou ao longo dos tempos, o nome de Francisco Sá Carneiro.
Ele, é o nosso patrono por adopção, e, a imagem permanente dentro do nosso Núcleo.
O seu nome, e a sua doutrina, foi mais vezes invocado com umas direcções, menos praticado com outra, que por pouco tempo esteve em funções.
Certo porém, é que nesta campanha eleitoral, por diversas vezes, o grupo de Leça do Balio, invocou a memória de Sá Carneiro.
Porque Sá Carneiro, é a referência máxima, de todos aqueles que compõe e que ficaram na direcção do Núcleo, para o qual fui eleito presidente.
Francisco Sá Carneiro, o fundador do nosso partido, possuía uma personalidade forte, assente em profundas convicções, e, marcou como poucos, um estilo de estar e fazer política. Fundou um partido á sua imagem e semelhança.
De discurso fácil e directo, era um político empolgante, que não permitia que ninguém lhe ficasse indiferente. Firme nos princípios, determinado nas decisões, não receava correr riscos ou protagonizar rupturas.
Como escreveu, o nosso ilustre Amândio de Azevedo, Sá Carneiro teve sempre total respeito pelas pessoas e pela sua liberdade, procurava adesões convictas, livres e responsáveis para as suas teses e para as suas propostas, não havendo nele lugar para quaisquer concessões à demagogia e, muito menos, a argumentos capciosos, falsos ou desonestos destinados a arregimentar adeptos a qualquer preço.
Sá Carneiro era um idealista, mas ao mesmo tempo, um visionário, com uma grande capacidade de antecipar realidades, o que o levou, não raras vezes, a ter razão antes de tempo. Para o bem e para o mal, quantas vezes só, acreditava sempre que o tempo acabaria por lhe dar razão. Acreditava e mostrava, que o tempo pode ser fruto de nós próprios, quando nós acreditamos profundamente, ainda que estejamos sozinhos, nesse momento, a acreditar, pois que outros aderirão.
Para uma grande maioria dos sociais-democratas, o PPD/PSD é ainda o partido de Francisco Sá Carneiro, inconformista e emocional, como o seu fundador. E sempre que navega em crises, a carismática figura de Sá Carneiro é recorrentemente a referência.
Sá Carneiro possuía uma invulgar capacidade de mobilização, de motivar os outros para os seus projectos, de fazer acreditar com convicção.
Quem governa todos os dias, só pensando em manter o poder, acaba por perdê-lo.
Não foram raras as vezes em que disse frontalmente, por razões de princípio “comigo, não”.
Tal, como Sá Carneiro afirmou um dia, (e nós em Leça do Balio continuamos a acreditar) a política sem luta é uma sensaboria e sem ética é uma pouca-vergonha.
Invoque-se menos o nome de Sá Carneiro e pratique-se mais Sá Carneiro.
Certeza porém, os Balienses podem ter a certeza, que assumirei as minhas responsabilidades, e, assumiremos a responsabilidade, de termos três elementos eleitos na Assembleia de Freguesia.
Os Matosinhenses, podem ter a certeza, que as estruturas do nosso Partido em Matosinhos, estão unidas e preparam o futuro no nosso Concelho.
Entenda-se Matosinhos, como o conjunto de dez Freguesias.
Agora, só devem tranquilamente esperar, mais algum pouco tempo...

Sem comentários: