Vamos Mudar Leça do Balio Juntos

Todos por um PSD mais forte, juntos por uma freguesia melhor

Deixe-nos a sua Opinião/Sugestão

Seja participativo, deixe-nos a sua Opinião/Sugestão sobre o que podemos melhorar ou fazer de novo na nossa Freguesia.

O nosso e-mail: psd.lecadobalio@gmail.com

O nosso endereço: Rua de Mouzinho de Albuquerque, 98
4450 - Matosinhos

Contamos com a vossa participação, queremos dar voz às suas ideias.


"Cabe-nos cada vez mais dinamizar as pessoas para viverem a sua liberdade própria, para executarem o seu trabalho pessoal, para agirem concretamente na abolição das desigualdades. Para isso mais importante que a doutrinação, é levar as pessoas a pensarem, a criticarem, a discernirem"......Francisco Sá Carneiro

Noticias da Política Actual

domingo, 28 de fevereiro de 2010

V Congresso - 4 Autarcas de Matosinhos Eleitos


Realizou-se ontem no Porto, o Quinto Congresso dos Autarcas Social Democratas.

Manuel Frexes foi reconduzido na presidência da ASD, na presença de Rui Rio e Marco António Costa, sendo o Congresso encerrado pela líder do partido Manuela Ferreira Leite.

José Guilherme Aguiar, vereador do desporto em Matosinhos, foi eleito vice-presidente do Conselho Jurisdição e Rosário Lóio, membro da Assembleia Municipal de Matosinhos, onde o Partido Socialista tem maioria, foi eleita para o Conselho Nacional, ambos indicados para as listas, na quotas da Comissão Politca Distrital do PSD Porto.

Eleitos também, para o Conselho Nacional da ASD, foram Bruno Pereira e José Leirós, indicados pelo presidente Manuel Frexes, para fazerem parte da Lista A, onde também está o presidente da Câmara Municipal do Porto.

Os dois Congressistas, indicados pelo presidente da Câmara do Fundão, foram eleitos Delegados por Matosinhos, em eleições directas no nosso Concelho, há duas semanas atrás, e são autarcas em duas Freguesias, onde o Partido Socialista perdeu a maioria nas últimas eleições.

Bruno Pereira, é membro da Assembleia de Freguesia de S.Mamede de Infesta, líder da oposição e presidente do Núcleo.

José Leirós, é Tesoureiro do Executivo da Junta de Freguesia de Leça do Balio e presidente do nosso Núcleo.

Foram ainda homenageados, com o emblema de ouro, alguns autarcas do Norte a Sul do País.

A falta de apoio do governo de José Socrates ao PIDDAC (para 2010 vai sofrer um corte de 24,5% na sua dotação, para um total de 2,8 mil milhões de euros), ao QREN e às Delegações de Competências, necessitam de energia forte para o combater.

Os autarcas sociais-democratas conhecem bem as dificuldades que enfrentam para levar o Governo a cumprir com rigor e isenção as obrigações que lhe competem, pois há muitos exemplos de discricionaridade em função da cor política que é ainda mais grave numa situação de crise como a que atravessamos.

Infelizmente a situação do país não muda ao ritmo em que varia a palavra do engenheiro José Sócrates, e o desemprego atingiu níveis de verdadeira emergência social.

A todos desejamos boa sorte, pois a ASD bem necessita, pois o poder local tem sido a "mola" do desenvolvimento do nosso país nos últimos 35 anos.

Votação na Lista A:

Conselho Nacional: 177 votos na Lista A - 22 votos em branco e 4 votos nulos

Conselho Jurisdição: 169 votos a favor - 30 v0t0s em branco e 4 votos nulos

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Imagens das Eleições

O 25 de Abril de 1974 foi há quase 36 anos.

Em Leça do Balio, é a primeira vez que um acto eleitoral para os Militantes do Núcleo, foi realizado dentro de uma Sede do Partido Social Democrata, na nossa Freguesia, pois antes todos tinhamos que nos deslocar à Sede da Concelhia em Matosinhos.

Queremos partilhar convosco algumas imagens do acto eleitoral.

Fica aqui a homenagem, em algumas fotos, de alguns dos Militantes que trabalharam para que este acto eleitoral tivesse o seu espaço próprio e daqueles que fizeram o esforço de virem votar num fim de tarde e noite chuvosa e fria.

O nosso partido em Matosinhos, tem ao longo destes 35 anos, discutido apenas, os actos eleitorais internos e externos, os lugares nas diversas listas eleitorais autárquicas e nunca preocupando-se, em tentar quebrar mesmo, a hegemonia do Partido Socialista nas dez Freguesias.

Claro que é necessário as listas e os lugares serem atribuídos, mas necessário é também, entupir as críticas sistemáticas do PS de Matosinhos, que dizem que nós não temos história, nem histórico nas Freguesias.
2010 é um momento significativo da história do PSD de Leça do Balio.

Muitos, questionam, se é necessário o nosso partido, ter várias sedes em todo o nosso Concelho.
Se não fosse necessário, não as tinham o PSD no Concelho do Porto e nem o Partido Socialista tinha Sedes em todas as Freguesias do Concelho de Matosinhos.

Após os trabalhos árduos de instalação da Sede, da inauguração da mesma, da visita do ex-presidente do partido, Dr. Luís Marques Mendes, da realização do Plenário de Militantes, a convocação deste acto eleitoral, nos prazos estipulados pelos estatutos, a sua realização, dentro da nossa Sede é um momento importante, na vitalidade partidária.

Numa Mesa instalada para o efeito, enquanto decorria o acto eleitoral, os nossos Militantes aproveitaram e actualizaram os seus dados (contactos).

O futuro agora, será trazer todos os nossos Militantes de Leça do Balio para este espaço, para participarem, pois mais de uma centena não estão com as quotas e dados actualizados.

Aumentar também o número de Militantes inscritos é possível e vamos trabalhar esse aspecto.

Inauguramos a nossa Sede, há pouco mais de um mês, a curiosidade de quem passa e os comentários que se vão fazendo, por toda a Freguesia, já levaram a que tivéssemos cinco novas inscrições de Militantes.

Não são muitas dirão alguns, mas são em consciência de quem se inscreveu. Sem qualquer motivo em mente, de caciquismo ou de favorecimento, mas sim fruto de perceberem, que agora existe um espaço, onde se pode fazer politica e debater ideias para a nossa Freguesia.

Mesmo o acto eleitoral, trouxe à nossa Sede pessoas, que certamente não teriam participado, como em outros tempos, se não tivessem notado o esforço, que uma comissão de Militantes fez, após o acto eleitoral de Outubro de 2009.

Uma palavra final, para o nosso amigo Militante Alberto Teixeira, que fruto da doença súbita da sua esposa, não poderam acompanhar tão perto como queriam, estes nossos momentos, mas que sempre estiveram os dois, presentes no nosso pensamento.

Também um abraço amigo, para o Eduardo "Francês", emigrante em França, natural da Custió, que sempre em campanha eleitoral nos incentivou a "construir" a nossa Sede.

Obrigado a Todos aqueles, que a estes momentos estão ligados.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Não estamos a usurpar o lugar de ninguém.

"se alguém invocou o meu nome, invocou-o incorrectamente”

"Não estou a usurpar o lugar de ninguém. Estou aqui porque fui a votos e fui eleito pelos portugueses."
Quanto a tudo o que se disse por aí é uma “Ignomínia”, e uma “infâmia”.
Agora é so tirar as conclusões...

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Felizmente Nada de Grave


O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos, o social-democrata José Guilherme Aguiar, foi vitima de um acidente de automóvel, ontem ao inicio da noite.

Felizmente nada de grave aconteceu.

Sendo a noticia conhecida, o nosso Núcleo tentou falar com Guilherme Aguiar, não conseguindo, fruto das chamadas constantes que entravam no telemovel do Vereador do Desporto, ocupando a linha.

Pouco depois, das onze da noite, a comunicação social televisiva e radiofónica, noticiaram que nada de grave aconteceu, com o conhecido autarca matosinhense.

Jose Pedro Aguiar Branco é candidato


José Pedro Aguiar Branco é candidato à liderança do nosso partido.

O ex-Ministro da Justiça é um homem impoluto e responsável que tem sido o esteio da sensatez nesta direcção nacional do PSD.

Esteve aqui na nossa Freguesia, em Setembro ultimo, em campanha eleitoral, acompanhado pelos nossos candidatos, visitando a Feira da Santana.

Na véspera, faltou à ultima hora, a um jantar organizado pelo nosso Núcleo na Quinta do Gestal, quando se tinha comprometido a vir dez dias antes.

Também voltou a não poder aceitar, o convite, para estar presente, na inauguração da nossa Sede, mas não podemos deixar de celebrar, a honradez e o apreço por Aguiar Branco.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Madeira - Estamos SOLIDÁRIOS

Apresentamos as nossas mais sentidas condolências e profunda mágoa aos familiares das vítimas.

Estamos solidários com os Habitantes da Ilha da Madeira, que foram afectados pela catástrofe.

Nesta hora muito difícil a Madeira precisa de toda a disponibilidade e a solidariedade de todos nós.

Temos a certeza de que os madeirenses, fruto do seu grande carácter e capacidade de realização, encontrarão a forma de ultrapassar tão grande provação.

José Leirós reeleito presidente do nosso Núcleo


Realizaram-se na noite passada as Eleições para eleger a nova Comissão Politca do nosso Núcleo para o mandato de 2010 - 2012.
José Leirós volta a ser eleito presidente do Núcleo de Leça do Balio e apenas César Magalhães, agora vice-presidente, foi reconduzido do mandato anterior, numa nova Comissão Politica composta por quatro Mulheres e apenas dois Homens.

Com uma forte afluência à mesa de voto, não obstante apenas haver a Lista A, a votação nesta nova Comissão Politica, foi por unanimidade e com 73,08 % dos votos e a abstenção nesta noite chuvosa e fria, apenas foi de 26,92 %, sem qualquer voto nulo ou branco.
Obrigado a todos aqueles que vieram à nossa Sede Votar.
Divulgamos agora, o nome dos Militantes Eleitos para a nova Comissão Politica, bem como o Conselho Permanente e Consultivo:
Comissão Politica Biénio 2010 - 2012

Presidente - José Francisco Leirós
Vice-Presidente - António César Magalhães
Tesoureira - Olinda Faria
Vogal - Ana Cristina Nogueira
Vogal - Ana Sofia Moura
Vogal - Sandra Pirraco

Conselho Permanente
Vogal JSD - Ana Gomes
Director Instalações - Eugénio Teixeira
Comunicação - António Gomes
Associações - Alberto Teixeira
Autarcas - Hélder Pereira
Colectividades - Henrique Dias
Finanças Autarquia - Cláudio Ribeiro

Conselho Consultivo

Ângelo Santos
Dr. Abel Peixoto Gonçalves
Dr. Paulo Queiroz Magalhães
Obrigado a todos os que participaram e colaboraram no acto eleitoral

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Congresso - 6 Delegados em Matosinhos

Está decidido, Matosinhos tem direito a seis Delegados no Congresso Extraordinário e no Congresso que se vai eleger a Comissão Politica Nacional e os diversos orgãos.
Serão assim seis Delgados que teremos que eleger para o XXXII e XXXIII Congressos que se vão realizar em Lisboa.
A primeira eleição de Delegados é a 1 ou 2 de Março e o prazo de entrega de candidaturas termina a 26 de Fevereiro.
Já a segunda eleição de delegados será em simultâneo com a eleição do Presidente do partido a 26 de Março entre as 17 horas e as 23 horas.

Eleições no Núcleo de Leça do Balio


Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do Partido Social Democrata, hoje sexta feira dia 19, há Eleições no Núcleo de Leça do Balio, para Elegermos a Comissão Politica do Núcleo, para o biénio 2010 / 2012.

A votação decorre entre as 19h30 e as 22h30, na Sede do Núcleo, sito no Largo de São Sebastião 850, na Sala Prof. Dr. Vieira de Carvalho, em Leça do Balio.

A Comissão Politica distribuiu, neste últimos tres dias, porta a porta aos Militantes, com capacidade eleitoral, a Convocatória para estarem presentes nesta Eleição.

É importante a presença de todos, para votar nesta Eleição.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Fim do Mandato

Termina com o acto eleitoral, mais um mandato de dois anos da Comissão Politica do Núcleo, em Eleições que se realizaram a 18 de Janeiro de 2008.
Amanhã, em Eleições directas, vamos eleger a nova estrutura para a nossa Freguesia.
Na passada sexta feira, em Assembleia de Militantes, foram aprovadas por unanimidade as contas do Exercício 2008/2010, apresentadas pelo Tesoureiro César Magalhães.

Após as Informações da Mesa, fez-se a Análise da situação política a nível local, já com a presença na Assembleia, do Presidente e vice-presidente da Seccção de Matosinhos, Pedro Vinha da Costa e Carlos Sousa Fernandes.
Pedro Vinha da Costa usou da palavra, falando a todos os Militantes, sobre a politica partidária para o nosso Concelho.

Quanto ao Núcleo de Leça do Balio, José Leirós agradeceu a todos aqueles que completaram e terminam agora o seu mandato, todo o esforço que fizeram, para durante dois anos, divulgarem as ideias do nosso partido e tentar servir a politica local, junto das populações.
A equipa da nova Comissão Politica, que vai ser renovada, desejamos um voto de Felicidades.

Uma palavra final, para Clarisse de Sousa, ex-presidente da Concelhia e a sua Comissão Politica, pelo esforço que fizeram há dois anos atrás, no objectivo conseguido, dos Núcleos das Freguesias estarem activos em Matosinhos, e, nomeadamente, aqui em Leça do Balio.

Obrigado a Todos.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Eleições no Núcleo de Leça do Balio


Dando cumprimento aos Estatutos do nosso partido, ontem a Comissão Politica do Núcleo, juntamente com alguns Militantes, estiveram na Sede do Núcleo em Leça do Balio, até ás 24 horas, a aguardar a entrega de listas para o Acto Eleitoral da proxima sexta feira.
Assim informamos, que apenas foi entregue no prazo estatutario, uma Lista, que foi atribuida a letra A.

O acto eleitoral irá decorrer na próxima sexta-feira, entre as 19 h 30 minutos e as 22 h 30 minutos.

PSD no bom caminho




Publicamos na íntegra, o texto que recebemos, de artigo escrito pelo Presidente da Comissão Politica Distrital do nosso partido.

O PSD encontrou o bom caminho.
Em contraste com a claríssima degradação política em que entrou o Governo e a minoria parlamentar socialista que o suporta, o Partido Social Democrata está prestes a clarificar a sua situação interna e a apresentar-se aos portugueses reorganizado, com uma nova liderança e apto a enfrentar as responsabilidades que estes lhe venham a confiar.
Como já escrevi anteriormente, a tarefa primordial do partido, aquela inadiável aos olhos dos portugueses, era a eleição do novo líder.
Só uma figura com credibilidade renovada permitirá afirmar uma oposição eficaz e responsável que possa apresentar o programa de salvação nacional de que Portugal precisa.
O PSD tem que estar preparado para denunciar e evitar que o Governo de José Sócrates acabe por esvair os recursos da economia nacional, continue a degradar a vida pública ou seja incapaz de um combate ao desemprego que vá para lá da preocupação com as estatísticas. Mas também tem que estar pronto a assumir as responsabilidades governativas que os portugueses certamente lhe vão confiar depois do descalabro socialista.
E o partido tem que estar pronto no imediato, pois todos temos a percepção de que a qualquer momento a crise política pode instalar-se.
A posição política do actual governo é praticamente insustentável.
A sua credibilidade perante os portugueses está ferida de morte e a sua capacidade de governar encontra-se seriamente comprometida.
A sucessão de casos a que é obrigado a responder não lhe deixam nem tempo nem energia para as tarefas de Estado e já não faltam socialistas a pensar em alternativas para o pós-Sócrates.
Passado o momento da aprovação do Orçamento do Estado e, talvez mais importante para o país, da apresentação em Bruxelas do Plano de Estabilidade e Crescimento, que por obrigação patriótica o PSD naturalmente ajudará a viabilizar, Portugal previsivelmente entrará numa situação de vazio governativo à espera que o Governo soçobre.
O período que se seguirá à definição das opções económicas para o país, lá para Abril, já com o PSD forte e organizado - com o líder eleito e com os congressos realizados -, serão meses de intenso combate político: um verdadeiro "Verão Quente" com a particularidade de, então, o Presidente da República contar com todos os seus poderes constitucionais em pleno, incluindo o de dissolução da Assembleia da República e de convocar eleições gerais.
Abrir-se-á uma janela de esperança capaz de gerar eleitoralmente um governo liderado pelo PSD, fomentador de uma reforma de sistema político capaz de criar um novo alento às instituições recredibilizando-as, e mobilizando a sociedade e o tecido económico português para uma nova fase de prosperidade e progresso similares aquelas que Sá Carneiro e Cavaco Silva promoveram enquanto primeiros-ministros de Portugal.
Assim a nova liderança do PSD deverá gerar o ambiente interno de convergência e unidade susceptível de produzir a mudança na sociedade portuguesa.




Marco António Costa, Presidente da Comissão Política Distrital do PSD-Porto
in Diário Económico - 17 de Fevereiro de 2010

domingo, 14 de fevereiro de 2010


Foram eleitos os dois Delegados dos Autarcas de Matosinhos, que estarão presentes no V Congresso dos Autarcas Social Democrata, no proximo dia 27 de Fevereiro.
José Leirós, de Leça do Balio, Tesoureiro da Junta de Freguesia e Bruno Pereira, de S.Mamede de Infesta, deputado da Assembleia da Junta de Freguesia, serão os "Congressitas" que representarão os autarcas matosinhenses.
Só tinham direito a voto, os autarcas eleitos nas últimas Eleiçoes Autárquicas e que tenham tomado posse, na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e de Freguesia.
A Lista A, obteve cerca de sessenta por cento dos votos.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

FELIZ CARNAVAL


Desejamos a todos os Balienses um Feliz Carnaval.
Aproveitem e passem um fim de semana divertido, em Leça do Balio, no Centro Cultural de Leça do Balio, no Pavilhão Municipal, organização do Desportivo de Leça do Balio, ou no Ringue Municiapl da Santana, organizado pelo U.D. Cruzeiro de Santana .
Aos jovens Balienses, também desejamos um Feliz Dia de S. Valentim.

Hoje Eleição dos Delegados ao Congresso

Convocam-se os Autarcas do PSD da Secção de Matosinhos, para a eleição dos Delegados ao V Congresso Nacional dos Autarcas Sociais Democratas, a realizar dia 13, Sábado, às 17 horas, na sede do PSD, sita à Rua Mouzinho de Albuquerque, nº 98, em Matosinhos.

O Presidente da CPS/PSD/Matosinhos
Pedro da Vinha Costa

Nota:1 - As urnas funcionarão das 17 horas às 19 horas e só têm direito a voto os autarcas eleitos pelo PSD, em efectividade de funções e com quotas pagas à data da eleição.

Matosinhos, 6 de Fevereiro de 2010

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

C O N V O C A T Ó R I A

Ao abrigo dos Estatutos Nacionais do PSD, convoca-se a Assembleia do Núcleo do PSD de Leça do Balio, para reunir no próximo dia 12 de Fevereiro de 2010, (sexta-feira) pelas 21h00, na Sede do Núcleo, sito no Largo de São Sebastião 850, na Sala Prof. Dr. Vieira de Carvalho, em Leça do Balio, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1 – Apreciação e aprovação das contas do Exercício 2008/2010

2 - Informações

3 – Análise da situação política a nível local

Leça do Balio, 29 de Janeiro de 2010
O Presidente do Núcleo de Leça do Balio
José Francisco Leirós

Nota: Publicado no Povo Livre

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Há um mês atrás




Faz hoje um mês que inauguramos a nossa Sede. Começamos hoje a publicar os discursos das diversas personalidades.

Albina Vieira de Carvalho

Cumprimento todos que nesta fria noite de Janeiro, quiseram aquecer o nosso coração, ao melbrar aqui o meu marido, Prof. Dr. Vieira de Carvalho.
Como sabem, o meu marido viveu aqui em Leça do Balio, desde 1975 até à sua morte em 2002.
Aqui votou sempre, apesar da sua terra Natal ser a Freguesia de Moreira da Maia, ou seja nunca votou em si prórpio para a Câmara Municipal da Maia, apenas votando em si para as Eleiçoes Legislativas, onde foi eleito Deputado quase consecutivamente desde 1973 até à sua morte em 2002, tendo sido cabeça de lista do PSD pelo circulo do Porto.
Viveu sempre de forma humilde, apesar da grande ambiçao que impunha sempre ás suas obras.
Essa ambição, levou a que a sua obra estivesse sempre na vanguarda, ou seja, esteve sempre à frente do seu tempo.
Era um homem de paixões e convicções, com uma incrivel memória, com uma palavra amiga e com gesto solidário.
Por vezes ele dividia os Homens em dois tipos: "Os que têm memória e os que não tem memória".
Era uma forma de caracterizar e avaliar a conduta, a postura e o caracter das pessoas.
Hoje, aqui, mostraram a vossa grandeza de espirito e a vossa memória que o tempo não apagará.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Paulo Rangel é Candidato a Presidente do PSD


É oficial, Paulo Rangel é Candidato a líder do nosso Partido.
A justificação para avançar, como candidato a líder, "é um imperativo nacional" e "é um chamamento das bases". "A minha candidatura não é contra ninguém, é contra este estado de coisas, contra o situacionismo."
Aguardamos agora, a marcação da data, das Eleições Directas.

Há um Mês atrás


Amanhã, faz precisamente um mês, que inaguramos a nossa Sede em Leça do Balio, um sonho de 35 anos de Democracia.
Esta Sede, que tem o nome do Dr. Francisco Sá Carneiro e tem uma Sala Prof. Dr. Vieira de Carvalho, tem estado aberta ao longo deste mês, causando alguma curiosidade, aos habitantes locais e aqueles que passam pelo Largo de São Sebastião, quer na sua viatura, quer na carreira principal dos STCP.

Um mês depois, tal como prometemos, os discursos efectuados, pela Familia Vieira de Carvalho, pelo Dr. Marco António Costa e pelo Dr. Pedro Vinha da Costa, tiramos da gaveta e podem ler aqui amanhã.
Neste espaço de tempo, já tivemos a visita do Dr. Marques Mendes, do Dr. Paulo Morais, do Professor Arnaldo Madureira, de Nelson Cardoso, Vereador da CMM e de diversos Militantes de base.
Brevemente, vamos ter a presença do nosso Vereador do Desporto, da Câmara Municipal de Matosinhos, o Dr. José Guilherme Aguiar.
Na sexta feira à noite, vamos ter o primeiro Plenário de Militantes, em Leça do Balio e já convocado através do Povo Livre.

Directas Já.


O nosso Presidente da distrital do Porto, lamenta que o PSD não tenha "vontade de resolver a sua vida interna" para "ajudar a correr com este Governo".

O Dr. Marco António Costa, expressou esta opinião, durante o jantar de tomada de posse da nova Comissão Política do PSD de Vila do Conde (liderada por Miguel Paiva), prometendo ainda "lutar" contra quem - internamente - pretende o fim da eleições directas. "Dá jeito a alguns o esquema dos comissários políticos", prometendo desde já, "não baixar os braços", sobretudo numa altura em que o PSD "não está no rumo certo".

Referiu ainda, que não vai ficar calado "perante a incapacidade que o PSD tem demonstrado em dar resposta" aos problemas que se vivem no país, nomeadamente, ao nível da "injustiça social". Perante estas críticas que lançou para dentro do seu partido, o líder Distrital, reconheceu que tem "levantado a voz para dizer coisas desagradáveis" e, por causa disso, "há muita gente em Lisboa" que não gosta dele. Mas "os que em Lisboa não gostam de mim e acham que sou incómodo", são os mesmos que, nos últimos actos eleitorais "estiveram nos campos de golfe e nos sofás a tratar da vida deles, enquanto eu andava por Portugal a tratar dos interesses do meu país e do meu distrito". Aliás, continuou, "é bom que o PSD saiba que existem militantes que preferem que o partido perca eleições, para eles não perderem o controlo do partido".

Traçou ainda um cenário negro da situação social e económica de Portugal e mostrou-se crítico em relação a alguns sociais-democratas. "Os portugueses assistem ao facto de Portugal estar a ser conduzido para o abismo e esperam que o PSD se apresente como uma alternativa sólida e credível", mas, em vez disso, "andamos na discussão interna e a brincar aos congressos. E isto não é sério", referiu.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

MUDANÇA


Porque será que alguns Matosinhenses insistem determinantemente que Matosinhos terá forçosamente que se chamar MATOSIGAIA.?
Estamos obviamente a falar do PSD deste nosso Concelho.
Facto que não podemos ignorar, o PSD desde o início da Democracia nunca foi poder em Matosinhos, a mesma que “apelidamos” de Terra de Horizonte e Mar…
O PSD não tem valor porque nunca foi poder.
De facto, os militantes Sociais-democratas de Matosinhos, tem que perceber, que não é por estarem num cargo qualquer dentro de um partido, que lhes dará futuro na política.
Politica é servir e nunca servir-se…
A que se deve esta travessia no deserto, perguntam os nossos estimados leitores.?
Na política as hierarquias contam...
O PSD não sendo, e, apesar de nem nunca ter sido poder no nosso Concelho, facilmente podemos constatar, alguns militantes ou rostos que nos são familiares, bastantes conhecidos, alguns já foram vereadores, outros não, outros continuam, em todo caso, os rostos são sempre os mesmos.

Mas, por detrás desses rostos, existem sempre os lados familiares.

Afinal o Partido Social Democrata honra-se de ser uma Grande e Enorme Família.

Assim é, o PSD em Matosinhos.
Provavelmente, estas palavras, vão chocar com certeza alguns militantes de Matosinhos e não só. Mas, não acham, que devemos mudar e dar o beneficio da dúvida aqueles que querem efectivamente fazer politica em Matosinhos?

Desta forma estaremos a limitar, elementos dessa grande família, que insistem cada vez mais em permanecer neste nosso Concelho de Matosinhos.
Mais uma vez, devemo-nos apegar ás causas e nunca ás pessoas.
Podemo-nos enganar, mas em todos estes anos, ainda não vimos MUDANÇA nenhuma nas hostes Sociais-democratas em Matosinhos.
Que a Comissão Politica Concelhia, pense seriamente, nesta pequena reflexão e que num curto espaço de tempo, possamos ver diferentes rostos, na suposta nova hoste Social-democrata de Matosinhos.
A tudo isto “apelidamos” de MUDANÇA.
José Modesto

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Uma frase com 2065 anos ...



Hotel teve os votos contra do PSD


É bom recordar, que a construção do novo Hotel, a implantar num dos campos de treinos do Leixões, entre o Estádio do Mar e a A28, foi aprovado no Verão passado, apenas com os votos favoráveis da então maioria socialista.
Será, em Matosinhos, um dos edifícios mais altos da Área Metropolitana do Porto e acolherá um hotel, comércio e serviços.
O edificio, com projecto da autoria do arquitecto Vítor Seabra, ultrapassará em altura a Torre dos Clérigos, no Porto, que tem 75 metros, vai ser erigido no terreno de um dos campos pelados do Leixões, está em fase de projecto e deverá ser construído nos próximos três anos.
Acima do solo serão ocupados 16 mil metros quadrados de área bruta - oito mil para o hotel, seis mil para serviços e dois mil para comércio. Abaixo do solo, serão criados seis mil metros quadrados para estacionamento.
A opção, de construir em altura, foi tomada com o acordo da Câmara de Matosinhos.
O projecto, surgiu na sequência de uma permuta, com o proprietário de um lote junto ao Estádio do Mar, onde actualmente está o parque de estacionamento.
A Autarquia propôs então trocar aquele terreno (com nove mil metros quadrados) por uma parcela com cinco mil metros quadrados, mas com uma capacidade construtiva de 16 mil metros quadrados.
A permuta foi aprovada na Câmara pela maioria socialista em Julho do ano passado, com os votos contra do PSD e da CDU, em plena campanha Eleitoral Autárquica.
O outro pelado do Leixões, entre o Centro de Desportos e Congressos e os depósitos de água de Matosinhos, também será desactivado.
Parte do terreno vai acolher a futura escola primária da Cruz de Pau.
Os atletas das camadas jovens do Leixões, terão de passar a treinar em recintos alternativos.
Paralelamente às construções, que se avizinham nas imediações do estádio do Mar, serão feitas reformulações viárias, para resolver alguns constrangimentos na zona da Cruz de Pau.
Uma das obras mais significativas, será a criação de um viaduto, sobre a A28, que fará a ligação entre o estádio e a feira da Senhora da Hora.
A ponte, substituirá o actual túnel para os peões.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Marques Mendes visitou a nossa Sede

Faz hoje quinze dias que o Dr. Luis Marques Mendes, visitou a nossa Sede em Leça do Balio.

Antes de seguir para o Centro Cultural, dialogou com todos os nossos Militantes, (cerca de duas dezenas) que o aguardavam, deixando uma imagem de amabilidade, enorme gosto pelo nosso partido e pela Militância politica.


Reconheceu o trabalho efectuado por todos os Militantes, pois teve a oportunidade de ver um video sobre a contrução da nossa Sede.
Deixou-nos uma mensagem que ficará para sempre na parede do nosso Núcleo.
Um Bem Haja ao nosso companheiro e ex-presidente do nosso partido.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Delegação de Competências Aprovado

Foi aprovado por unanimidade a proposta de Protocolo de Transferência de Competências da Câmara Municipal de Matosinhos, para a Junta de Freguesia de Leça do Balio.

Poucos residentes compareceram a esta Assembleia.

Presentes no local do público, elementos das estruturas partidárias do PSD de Leça do Balio, do PCP e do BE.

De salientar a presença de uma autarca de outra Freguesia.

Pelos nosso eleitos, Ana Gomes assumiu o lugar de segunda secretária da Mesa da Assembleia e Eugénio Teixeira, estreou-se, no lugar de membro-deputado da Assembleia de Freguesia.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Hoje Assembleia Extraordinária de Freguesia



Hoje às 21 h 30 minutos, realiza-se uma Assembleia de Freguesia Extraordinária, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Vila de Leça do Balio.

São os seguintes os pontos da Ordem de Trabalhos:

1. Informação e expediente da mesa;
2. Leitura e votação da acta da sessão anterior;
3. Período destinado aos residentes da Freguesia;
4. Apreciação e votação da proposta de Protocolo de Transferência de Competências da
Câmara Municipal para a Junta de Freguesia de Leça do Balio;
5. Informação do Presidente da Junta.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Ainda Marques Mendes na nossa Vila


A presença do Dr. Luís Marques Mendes, não pasou despercebida à população de Leça do Balio, nomeadamente da Mainça, de São Sebastião, de Santana e de Recarei.

Isto porque, nos dias seguintes, comentava-se a sua presença na Conferência no Centro Cultural e na Sede do PSD de Leça do Balio.

Recebido na Sede, por cerca de duas dezenas de Militantes Balienses, deixou muito boa impressão, por um lado de amabilidade e por outro de competência curricular, nos temas breves abordados, por alguns Militantes enquanto era servido um café.


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PRECISAMOS DE UM PSD Á SÁ CARNEIRO, DESINIBIDO, FRONTAL E IDENTIFICADO COM OS PORTUGUESES...

Dirigida a todos os Militantes de Matosinhos, ao presidente da Mesa da Assembleia, da Comissão Politica Concelhia e seus membros, recebemos uma pequena reflexão efectuada pelo nosso digno Militante José Modesto, no Plenário da passada sexta feira, que transcrevemos, com a devida autorização.

Sabemos e temos consciência disso, que somos consultados aqui na net, por centenas de matosinhenses e Militantes do nosso partido no Grande Porto.

É importante apreciarmos que haja divergência e que esta dê lugar à convergência.

Eis o texto de José Modesto

SR.PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA
SR.PRESIDENTE DA CPC - (Comissão Politica Concelhia)
SRS.MEMBROS DA CPC
CARAS COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS.

SABENDO E ASSUMINDO CLARAMENTE QUE ESCREVO MELHOR DO QUE FALO, UTILIZO ESTE PEQUENO DISCURSO PARA NÃO DIVAGAR NA MINHA ORAL DEBILITADA E INEXPERIENTE NESTA NOVA ÁREA QUE NÃO O SHIPPING O É PARA MIM.

IREI CITAR ALGUNS TERMOS QUE NOS SÃO FAMILIARES E CUJO CONTEÚDO E IDEIA FALAM POR SI:

- AVANÇAMOS SÓZINHOS...
- VAMOS COLIGADOS...
- QUEM SÃO OS DO CDS PP...
- VAMOS AGUARDAR O CONTACTO...
- ELES VÊM TER CONNOSCO...
- AFINAL QUEM SERÁ O CANDIDATO...

A TUDO ISTO EU CHAMO INTERROGAÇÕES, PASSAMOS A VIDA A INTERROGARMO-NOS, É ESTE O QUOTIDIANO ELEITORAL EM MATOSINHOS.

PERANTE ESTA SITUAÇÃO PERGUNTA-SE A TODOS OS COMPANHEIROS:

O PSD TEM OU TERÁ UM RUMO PARA MATOSINHOS?

O PSD É REVELADOR DESSA AMÁLGAMA.

EM PRIMEIRO LUGAR, E SURPREENDENTEMENTE, MAS REVELADOR DA FALTA DE ARRUMAÇÃO DO ESPECTRO Á DIREITA.

OS RESULTADOS ELEITORAIS NO ANO PASSADO E NOS OUTROS ANOS FALAM POR SI.

O PORTUGUÊS CDS-PP É O PARTIDO CUJA MATRIZ PROGRAMÁTICA MAIS SE SOBREPÕE Á DO PSD.

PERANTE ISTO CONSTITUI-SE EVIDÊNCIA CABAL DE DOIS FACTOS:

- A DESARRUMAÇÃO EXISTENTE NA DIREITA PORTUGUESA, ONDE HÁ ÁREAS SUB-REPRESENTADAS E ÁREAS DISPUTADAS POR DOIS PARTIDOS SOBREPOSTOS.;

- O PORQUÊ DE NOS PERIODOS ÁUREOS DO PSD SE DAR UMA CANIBALIZAÇÃO DO CDS- PP NUMA LÓGICA QUE TEM MUITO DE VOTO ÚTIL E DE VOTO DE INTERESSE, MAS TAMBÉM DE AUSÊNCIA DE MARCAÇÃO IDEOLÓGICA CLARA E PRECISA.

O RESULTADO OBTIDO NA NOSSA TERRA MATOSINHOS FOI EXCELENTE PARA O CDS- PP, ALÉM DA VEREAÇÃO, UMA PARTICIPAÇÃO ACTIVA E EFECTIVA EM ALGUMAS EMPRESAS MUNICIPAIS E JUNTAS DE FREGUESIA QUE COMPÕEM O NOSSO CONCELHO, A MINHA POR EXEMPLO: LEÇA DA PALMEIRA.

O PSD FICA ASSIM REFÉM DE UM PARTIDO QUE CRESCEU NESTAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES, E QUE COMEÇA A AFIRMAR-SE PERANTE AS INTERROGAÇÕES DE UM PARTIDO QUE O AJUDOU A CRESCER QUE NESTA LÓGICA O VAI AJUDAR A CRESCER.

NÓS MATOSINHENSES ASSISTIMOS ASSIM PÁVIDOS E SERENOS ÁS INTERROGAÇÕES DE UM PARTIDO QUE NO SEU QUOTIDIANO ELEITORAL SE INTERROGA PERMANENTEMENTE.

DE QUEM É A CULPA? PERGUNTO EU, UM SIMPLES MILITANTE QUE COM DOIS ANOS DE MILITÂNCIA ESTOU AQUI A FALAR.

REPAREM QUE AINDA NA SEMANA PASSADA E ATRAVÉS DE UM COMUNICADO DOS ORGÃOS DISTRITAIS DOS TSD SE PEDIA: PASSO A CITAR:

“ PRECISAMOS DE UM PSD Á SÁ CARNEIRO, DESINIBIDO, FRONTAL E IDENTIFICADO COM OS PORTUGUESES...

PERGUNTO: SERÁ QUE ESTAMOS A FAZER ISTO? É BOM QUE O FAÇAMOS...

NÃO POSSO DEIXAR DE REFERIR NESTAS MINHAS PALAVRAS A JUVENTUDE SOCIAL DEMOCRATA DE MATOSINHOS QUE DE UMA FORMA TAMBÉM ELA AMÁLGAMA SE INTERROGA PERMANENTEMENTE:

SERÁ QUE A JSD DE MATOSINHOS SE PREOCUPA MESMO COM A JUVENTUDE DE MATOSINHOS?

SERÁ QUE A MESMA PRECISA MESMO DE MUDAR O RUMO? AONDE ESTÁ A ANGARIAÇÃO DE NOVOS JOVENS MILITANTES?

SERÁ QUE A MESMA NÃO DEVERIA OU DEVE DEIXAR DE SE PREOCUPAR COM A SUPOSTA DISTRITAL E DEIXAR DE AGRADAR A: A B OU C?

À NOSSA NOVA E RECENTE CPC, NÃO POSSO DEIXAR DE PASSAR AS SEGUINTES REFLEXÕES:

SERÁ QUE NO SEIO DO PSD DE MATOSINHOS SE FAZ REALMENTE POLITICA... NO SENTIDO DA PALAVRA?

SERÁ QUE AQUI NO MEIO DE TODOS NÓS, EXISTEM MILITANTES DE 1ª E MILITANTES DE 2ª?

NÃO ACHAM QUE DEVEMOS SIMPLESMENTE TRABALHAR, UNIR O PARTIDO COM UM ÚNICO OBJECTIVO: 2013?

SERÁ QUE ESTAMOS A FAZER ISSO?

TERMINO ESTAS MINHAS REFLEXÕES COM UNS ALERTAS:

- AOS NÚCLEOS, UMA PERGUNTA: ONDE ESTÃO ALGUNS DELES?

- QUE ESTA CPC SAIBA ENTENDER ESTES SINAIS E QUE DE UMA VEZ POR TODAS O PSD SE VOLTE DIRECTAMENTE PARA TODOS NÓS, TODOS OS MATOSINHENSES.

A TODOS VÓS O MEU MUITO OBRIGADO – VIVA O PSD – VIVA MATOSINHOS

José António T.Modesto